Header Ads

SAÚDE: Especialistas indicam dez alimentos que você deve comer todo dia

Saiba quais são os benefícios de cada um deles para a saúde e como fazer a combinação ideal
Getty Images
Peixes, ovos, legumes, cereais, frutas e verduras são saudáveis
Manter uma vida saudável muitas vezes parece tarefa impossível. Não faltam sugestões de alimentos e remédios com promessas de benefícios ao corpo e à mente. Diante de tantas possibilidades, qual caminho seguir? Para diminuir essas dúvidas, especialistas ouvidos pelo DIA definem um cardápio básico, que facilita tudo para quem quer garantir o bem-estar. São dez alimentos (ou grupos de alimentos) acessíveis a todos, que devem ser consumidos diariamente para prevenir doenças e ainda ajudam a emagrecer com saúde.
A lista é variada e foi elaborada por nutricionistas e endocrinologistas, incluindo dicas do personal trainer americano Steve Diamond. Como podem ser substituídos por outros do mesmo grupo, dá sempre para ajustar o tipo de alimento ao seu gosto — e bolso! Peixes, ovos, legumes, cereais, frutas, verduras: o que não pode é faltar variedade.

Para Christina Maia, especialista em nutrição funcional, ortomolecular e fitoterapia, comer peixe pelo menos três vezes por semana é o ideal.

“Os peixes são ricos em ômega 3 que, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de triglicerídeos, por exemplo, ajudam a melhorar a memória, previne Alzheimer e até doenças autoimunes, como as reumáticas”, explica.

Segundo ela, é melhor dar prioridade às carnes brancas, visto que o consumo de carnes vermelhas pode potencializar o risco de câncer em pessoas que tenham essa pré-disposição.Desde agosto, o engenheiro Leandro Andrada Marinho, de 35 anos, começou a investir em uma dieta mais saudável. “A primeira semana é complicada. Passei por uma reeducação alimentar, reaprendi a comer! Reduzi sensivelmente o consumo de carboidratos e passei a comer mais saladas. Além de emagrecer, estou satisfeito com a qualidade de vida que conquistei”, conta ele, que eliminou cinco quilos e meio em apenas 45 dias.

Para Pedro Assed, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o ideal é não combinar carboidratos na refeição, como arroz, macarrão e farofa. “São alimentos saudáveis, que refletem bem a realidade do brasileiro. Segundo ele, cada alimento possui mais de uma substância. “A banana e o abacate, por exemplo, devem ser evitados por pessoas diabéticas”, alerta o endocrinologista.

Consumo de água é fundamental para ajudar no emagrecimento

Para Liane Quintanilha, do Conselho Federal dos Nutricionistas, além dos alimentos funcionais, é preciso tomar cerca de dois litros diários de água. “As pessoas se esquecem da água, mas ela deveria ser considerada um alimento fundamental! É de extrema importância que se beba bastante água durante o dia.” Estudos indicam que quem bebe mais água consome até 9% menos calorias.

A dica foi útil para a advogada Paola Rodrigues de Carvalho, 26, que perdeu seis quilos em dois meses. “Acordava me sentindo cansada, desmotivada. Não tinha vontade de nada. Aprendi com a reeducação a tomar muita água e passei a me alimentar basicamente de frutas, legumes, verduras e carnes brancas”, conta. “Além de me sentir mais saudável, melhorei minha autoestima”.

Baseada em azeite, tomate, oleoginosas e cereais integrais, além de uma taça diária de vinho, a dieta mediterrânea é considerada a mais saudável para o coração. Laranja, abacate, nozes e amêndoas também integram esta dieta. Inspirada nos hábitos dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, não é aconselhada, porém, para quem quer emagrecer rapidamente. Para Assed, embora seja mais leve, deve ser moderada. “Diferente da dieta do brasileiro, possui menos fibras, fundamentais para o funcionamento regular e saudável do intestino”, explica.

Reportagem da estagiária Marina Brandão

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.