Header Ads

TARAUACÁ: TOTALMENTE REVITALIZADO, MERCADO PÚBLICO SERÁ REABERTO NO PRÓXIMO DOMINGO


Demorou mas, já terminou a tão esperada reforma do Prédio do Mercado Público de Tarauacá, gerenciado pela prefeitura do município. O ato de reinauguração acontece no próximo domingo, 22 de novembro e será promovida pela prefeitura. 

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Rodrigo Damasceno ainda no dia 8 de fevereiro de 2015 numa cerimônia realizada nas imediações do mercado. Foram recursos na ordem de R$ 500.000,00 (meio milhão de reais), através de uma emenda do então Dep. Federal Taumaturgo Lima. 

As obras inciaram com a construção em madeira de alguns galpões com pequenos boxes para abrigar provisoriamente os comerciantes que trabalham diariamente no local. 

Com a reforma, além da estrutura física, a prefeitura pensou na reorganização do espaço, melhorar a gestão, acabar com privilégios de alguns comerciantes, estabelecer novas regras de uso do bem público, regularizar a arrecadação para que o mesmo possa se auto sustentar.

"Não vamos mais permitir que pessoas se utilizem do bem público para ganhar dinheiro. Quem quiser comprar produtos para revender no mercado terá que locar um boxe. Não será mais permitido o uso do espaço público pelos chamados atravessadores", disse o prefeito, na época.

O prefeito Rodrigo enfrentou os 3 principais problemas decorrentes da histórica falta de gestão do mercado onde imperava o clientelismo político, privilégios e desorganização administrativa.

Primeiro, recadastrou os proprietários de boxes para se saber onde eles estava e quem são seles. Confirmou-se a suspeita que muitos locaram e até venderam o alguns espaços para terceiros por um preço muito alto. Em suma, tinha gente ganhando dinheiro usando os espaços público sem precisar sair de casa.

Segundo, o problema dos atravessadores de farinha e outros produtos, que compravam do produtor e revendiam no espaço do mercado destinado exclusivamente aos produtores.

Terceiro, o problema da comercialização do pescado que virou uma verdadeira bagunça. Além de não cumprirem a tabela de preços, grande parte dos comerciantes eram clandestinos, atuando num espaço destinado aos pescadores tradicionais, acarretando uma concorrência desleal. 

Todos esses problemas aconteciam diariamente e ha muito tempo e, o mais grave, era a condescendência do poder público.

Agora, o prédio está totalmente revitalizado, comerciantes e espaços regularizados, todos pagando sua taxas de acordo com o tamanho do boxe, área para a venda de produtos orgânicos da economia solidária como verduras e legumes, além de galinhas caipiras, tapiocas, caldo de cana, bolos, molho caseiro, farinha, mel, rapadura e outros.

"Está quase tudo pronto. A reforma do mercado municipal é um marco no resgate cultural histórico de Tarauacá" disse o prefeito.

O Mercado Municipal Domingos Rego Leite tem quase 60 anos de existência e agora esta sendo reformado, a obra teve inicio no dia 03 de julho de 2014 e a inauguração está prevista para o dia 22 de Novembro de 2015.

A obra, no valor de R$ 500.000,00, irá trazer entre tantos benefícios, a melhoria do espaço de maior referência da cidade para a comercialização dos produtos regionais e de gêneros de primeira necessidade.

A restauração da estrutura metálica, sem que haja comprometimento do formato original, além da da estrutura hidráulica e instalação do piso novo, instalações elétricas e pintura.

Com a reforma os trabalhadores não deixaram de trabalhar, foram montadas barracas para as vendas continuarem, agora com a vasta fartura de peixes as vendas aumentaram bastante.

Atualmente, o mercado conta com a beleza da Praça Beira Rio, e a Rampa que foi construída para a melhoria do transporte dos materiais trazidos pelos ribeirinhos, além dos lugares apropriados dos açougues e peixarias.

Fonte: http://acciolytk.blogspot.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.