EDUCAÇÃO: Formação inicial e continuada de professores tem 105 mil vagas



Professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, que ainda não tiveram a oportunidade de se graduar nas disciplinas que lecionam, podem fazê-lo por intermédio da Rede Universidade do Professor.

O Ministério da Educação está oferecendo 105 mil vagas de nível superior para a formação inicial e continuada de professores da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas até 5 de maio, na internet, pela Plataforma Freire, no Portal do MEC. Na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), são ofertados os cursos de primeira licenciatura. Na modalidade presencial regular, a segunda licenciatura, respeitadas as vagas remanescentes das instituições federais de Ensino Superior.

Os cursos de licenciatura oferecidos são em Matemática, Química, Física, Biologia, Letras – Português, Ciências, História e Geografia. As aulas começam a partir do segundo semestre de 2016.

De acordo com o último censo escolar, o Brasil possui 200 mil professores da rede pública de ensino sem formação na própria área de atuação. Para o ministro Aloizio Mercadante, não há como melhorar a educação pública se não houver melhora na formação continuada dos professores.

“Estamos oferecendo vagas para esses professores completarem a sua formação e assim poderem dar um salto de qualidade em sala de aula”, avaliou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Comentários