Header Ads

UFAC: Minoru Kimpara disputa eleição de reitor da Ufac contra professor Carlos Garção


ufac

Os estudantes, técnicos-administrativos e professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) irão às urnas na próxima terça-feira (19) para escolher o novo reitor da principal e única instituição de ensino superior público do Estado. Duas chapas concorrem às eleições, sendo uma delas formada pelo atual reitor Minoru Kimpara. A votação acontecerá em todos os campus da Ufac. A escolha acontecerá por meio de urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e o resultado será divulgado no mesmo dia.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, professor Francisco Pinheiro de Assis, este ano concorrem as chapas “Em Defesa da Ufac: Pública, Autônoma e Democrática”, encabeçada pelo professor Carlos Eduardo Garção. Ele tem como vice o professor-doutor em Filosofia João Lima.

A segunda chapa é a “Inova Mais”, liderada por Minoru Kinpara e Guida Aquino, candidata a vice.

Pinheiro afirma que ao menos 16 mil membros da comunidade acadêmica estão aptas a ir às urnas, incluindo os da CPUs de Cruzeiro do Sul e demais núcleos da instituição no interior.

A eleição para reitor é realizada sob supervisão do Conselho Universitário (Consu), que se constitui como Colégio Eleitoral Especial que determina, através de uma resolução, todas as normas a serem seguidas durante o período. Também é o “conselhão” que elege a Comissão Eleitoral, composta por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. A comissão é responsável por conduzir todo o processo.

O presidente da comissão eleitoral ressalta que a eleição do dia 19 será a primeira que contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que disponibilizará urnas eletrônicas na capital (campus sede e Colégio de Aplicação — CAP) e Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. “Sendo a votação por urna eletrônica poderemos ter acesso ao resultado da votação já no mesmo dia”, afirma Pinheiro. A comunidade acadêmica poderá votar entre as 8h e 21 horas.

Fonte: http://contilnetnoticias.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.