Header Ads

Em áudio, piloto de avião que caiu com Teori não relata falhas técnicas

Segundo técnicos do Cenipa, teor da conversa gravada indica, em caráter preliminar, que Osmar Rodrigues deve ter perdido o controle da aeronave
Reprodução/Twitter
Investigação depende também de outros fatores para que a causa da queda do avião seja plenamente esclarecida
Recuperada, a gravação de áudio dos últimos 30 minutos de voo do avião que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki indica que não foram relatados problemas técnicos na aeronave antes queda em Paraty, litoral do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (19).


Segundo peritos da Aeronáutica, os registros da cabine do avião King Air teriam captado diálogos do piloto Osmar Rodrigues com outros pilotos que voavam pela região.

De acordo com a reportagem divulgada na manhã desta terça-feira (24) pela Folha de S.Paulo , em um dos diálogos, o piloto da aeronave que levava Teori afirmou que esperaria a chuva diminuir para pousar. Momentos depois, a gravação teria sido interropida, relatam análises preliminares.

Na avaliação de técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o teor aponta, em caráter preliminar, que o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando-a ao choque com a água.
Sob sigiloNelson Jr./SCO/STF - 27.10.2016
Ministro Teori Zavascki foi uma das vítimas da queda do avião em Paraty na última quinta-feira
O áudio não explica exatamente o que ocorreu. A investigação agora depende também de outros fatores para que a causa da queda seja plenamente esclarecida.


A Folha teve acesso apenas ao teor da gravação, afinal o conteúdo da conversa, registrada na caixa-preta do avião, não foi divulgado à imprensa. Isso porque, nesta segunda-feira (23), a Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações das causas do acidente que matou o ministro do STF e outras quatro pessoas.

O iG entrou em contato com a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que confirma o sigilo da investigação . Os servidores disseram não saber os motivos que levaram o juiz Raffaele Felice Pinto a decretar segredo judicial.

A apuração sobre as causas do acidente estão sendo feitas em conjunto entre a Polícia Federal, o MPF (Ministério Público Federal ) e os técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão vinculado à FAB (Força Aérea Brasileira). Ainda não há data para que sejam divulgados os relatórios preliminares sobre a queda do avião.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.