Header Ads

Turismo de natureza: cinco chapadas brasileiras para visitar nas férias

Lista conta com chapadas que passam pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Roteiros permitem trilhas ecológicas, banhos de cachoeiras e atividades culturais

Além de abrigar uma das maiores reservas de recursos naturais do mundo, o Brasil mantém uma riqueza incalculável quando o assunto é a região de chapadas. Assim sendo, o ecoturismo é uma alternativa para os turistas que desejam conhecer mais sobre as belezas naturais do País.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, esse é o segmento turísticos que mais cresce no mundo, com taxas entre 15% e 25% ao ano. Já o Ministério do Turismo informou que a opção é a principal motivação de 12,8% dos estrangeiros que visitam o País.

As chapadas selecionadas passam pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Os roteiros, que podem ser desfrutados durante todo o ano, contam com trilhas ecológicas, banhos de cachoeiras, piscinas naturais e atividades culturais. 

Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros traz cachoeiras, cânions, paredões e piscinas naturais de águas cristalinas
Localizada no coração do planalto central, no extremo norte do estado de Goiás e a 234 km do centro de Brasília (DF), a Chapada dos Veadeiros traz cachoeiras, cânions, paredões e piscinas naturais de águas cristalinas.

Os principais portões de acesso são Alto Paraíso e São Jorge. A primeira está entre as cidades mais místicas do Brasil. Já na segunda está a entrada do parque nacional Chapada dos Veadeiros, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial natural.

Chapada dos Guimarães (MT) 


Também na região centro-oeste, a chapada com cânions de arenito, com até 350 metros de altitude na borda do planalto central, abriga a cachoeira Véu da Noiva, que possui 86 metros de queda d’água em meio a uma profusão de paredões cobertos pela mata verde típica do cerrado.

Na chapada, a 60 quilômetros de Cuiabá (MT), já foram catalogados ao menos 46 sítios arqueológicos e encontrados ossos de dinossauros do período Jurássico. Entre as sugestões de roteiro está o circuito das cachoeiras, percurso de 7 quilômetros que inclui duas piscinas naturais. Outros atrativos são a Casa de Pedra, a Gruta da Lagoa Azul e a cachoeira da Martinha.

Chapada Diamantina (BA) 


No nordeste está a maior chapada brasileira: a Diamantina. Formada por cânions imponentes, cavernas escondidas, cachoeiras e espécies vegetais que não existem em nenhum outro lugar do mundo, a chapada se espalha por 24 municípios no centro baiano e tem como símbolo o morro do Pai Inácio, a 1.120 metros de altitude.

A Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do País com mais de 340 metros de altura, está entre as atrações mais procuradas. A trilha para alcançar o topo da queda d’água tem 6 quilômetros. Outro ponto bastante visitado é o poço encantado, que tem água azulada, resultado do efeito dos raios solares que entram na caverna.

Chapada do Araripe (CE,PE e PI) 


Também no Nordeste está a Chapada do Araripe. Localizada no sul do Ceará, na divisa com Pernambuco e Piauí, a região é uma reserva ecológica que abriga cânions, grutas, sítios arqueológicos e uma floresta nacional datada de 120 milhões de anos. Fósseis de dinossauros e peixes encontrados no local podem ser vistos no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

Chapadas das Mesas (MA) 


Ainda no Nordeste, mas já com o pé no norte brasileiro, está a chapada que traz formações rochosas que lembram grandes mesas de pedra. A região é dividida por quatro cidades no centro-sul do Maranhão: Carolina (divisa com Tocantins), Riachão, Estreito e Imperatriz.

Entre as atividades turísticas oferecidas, destacam-se o rapel e as trilhas ecológicas. Ambas possibilitam que os visitantes conheçam também as piscinas naturais de águas cristalinas da região. Uma das cachoeiras mais visitadas é a de São Romão, com 26 metros de queda-d'água. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MTur.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.