Header Ads

TARAUACÁ: Mais de 300 eleitores podem ter título cancelado no município, diz Juiz eleitoral



Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) divulgou nesta quarta-feira (22) que 9.612 mil eleitores podem ter o título cancelado. O motivo, segundo o órgão, é que essas pessoas teriam deixado de votar nas últimas três eleições e não procuraram o TRE-AC para apresentar uma justificativa. Os eleitores que não atenderem ao chamado podem ter o documento invalidado a partir do dia 2 de maio deste ano. O órgão destacou ainda que a maior parte dos documentos irregulares, total de 5.275, são de Rio Branco, capital acreana. Em seguida aparece Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, com 1.071 títulos pendentes.

Nos municípios de Tarauacá e Jordão que integram a 5ª Zona Eleitoral, são 422 pessoas que deverão passar no cartório eleitoral sob pena de perderem seus títulos eleitorais. 

O Juiz Eleitoral da 5ª Zona, Doutor Guilherme Aparecido Fraga destacou que o prazo para esses eleitores se apresentarem ao cartório eleitoral é de 60 dias a contar a partir de 2 de março, até a data limite que é 2 de maio de 2017. "O não comparecimento até esta data, implicará no cancelamento automático do título eleitoral", alertou o juiz.  

O cancelamento do título pode acarretar diversos prejuízos ao cidadão como o impedimento de posse em cargo ou função pública, não recebimento de vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.

Sem o documento, o eleitor também não pode obter passaporte ou carteira de identidade, nem empréstimos, renovação de matrículas em unidades de ensino fiscalizadas pelo governo, entre outros.

Em caso de dúvidas, o eleitor pode consultar a lista de faltosos no portal do TRE-AC. As tabelas com os nomes e as inscrições dos eleitores pendentes vão ficar disponíveis nos murais dos cartórios eleitorais também a partir de 2 de março. Para regularizar o título, a pessoa precisa comparecer ao cartório portando um documento oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço.

Blog do Accioly
Com informações do g1

Veja lista completa AQUI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.