Header Ads

Temer-Moreira: o golpe no melhor estilo Dilma-Lula

Presidente 'repete' sua antecessora e erra ao nomear Moreira Franco com cargo de ministro da Secretaria-Geral da PresidĂȘncia
Beto Barata/PR
Temer dĂĄ posse ao ministro da Secretaria-Geral da PresidĂȘncia, Moreira Franco, em cerimĂŽnia

Quando veio a pĂșblico ĂĄudio no qual a ex-presidente Dilma Rousseff oferecia um cargo a Lula, numa clara manobra para tentar proteger o ex-presidente das investigaçÔes e ameaças de prisĂŁo, a população brasileira ficou indignada. Com toda a razĂŁo. O episĂłdio foi determinante para expor o modus operandi do PT e influenciou diretamente para acelerar o processo de impeachment da ex-presidente.


Pois passado um tempo, eis que o presidente Michel Temer repete a "estratégia" de Dilma e då um tiro no pé, deixando às claras uma manobra para proteger um de seus amigos e aliados.

Nem bem a eleição na Cùmara havia terminado e o governo, talvez sentindo-se fortalecido pelas vitórias nas duas casas e åvido para retribuir o apoio recebido, tratou de anunciar mudanças nos ministérios. E uma delas revelou-se um verdadeiro golpe.

Citado diversas vezes na delação premiada de Claudio Mello, um dos executivos da Odebrecht, Moreira Franco foi brindado com status de ministro para passar a ter foro privilegiado nas investigaçÔes da Lava Jato. Com isso, o agora ministro só pode ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, escapando assim das garras do juiz federal Sérgio Moro.

Em seu depoimento, Mello disse que tratou de negĂłcios da Odebrecht com Moreira Franco quando ele era ministro da Aviação no governo Dilma. Essa e outras delaçÔes de executivos e ex-executivos jĂĄ foram homologadas pela presidente do STF, CĂĄrmen LĂșcia.


Antes de assumir a Secretaria-Geral da PresidĂȘncia de Temer, Moreira Franco comandava o PPI (Programa de Parcerias e Investimentos).

Na cerimÎnia de posse dos novos ministros, ocorrida na sexta-feira, o presidente Temer, sem citar a investigação, tentou justificar a "promoção": "Hoje se trata apenas de uma formalização, porque na realidade o Moreira jå era ministro desde então." Não convenceu muita gente. Jå Moreira Franco também negou que sua nomeação tenha sido uma forma de se proteger das investigaçÔes da Lava Jato.

"HĂĄ uma diferença muito grande das tentativas que foram feitas no passado nesse sentido da que estĂĄ ocorrendo aqui hoje. Eu estou no governo, eu nĂŁo estava fora do governo, entĂŁo nĂŁo hĂĄ absolutamente nenhuma tentativa de resolver uma crise polĂ­tica, um problema polĂ­tico, porque nĂłs nĂŁo estamos vivendo crise polĂ­tica, ao contrĂĄrio", disse ele, em referĂȘncia ao caso Dilma/Lula.

Na oposição a nomeação provocou críticas. A Rede Sustentabilidade entrou com ação popular na Justiça questionando a indicação de Moreira Franco.


Resumo da Ăłpera: Temer e Moreira Franco tentaram defender o indefensĂĄvel. Por mais que tenham tentado dar uma explicação, a argumentação nĂŁo colou. No final das contas, o presidente, que jĂĄ nĂŁo Ă© tĂŁo bem visto pela opiniĂŁo pĂșblica, saiu um pouco mais chamuscado.

Nenhum comentĂĄrio

Tecnologia do Blogger.