Header Ads

Fim do foro privilegiado tem semana decisiva no Senado


Proposta que acaba com prerrogativa para autoridades em crimes comuns poderá ser votada pelos senadores esta semana. Casa recebe Janot e Gilmar para discutir abuso de abuso de autoridade. Na Câmara, reformas trabalhista e previdenciária têm destaque
ABr - Um em cada três parlamentares responde a processo no Supremo Tribunal Federal atualmente
A proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2013) que prevê o fim do foro privilegiado vai passar pela quinta sessão de discussão em primeiro turno no Senado e, assim, estará pronta para ser votada pelo plenário da Casa. Entretanto, a quantidade de emendas apresentadas ao texto pode atrasar a votação da matéria. A expectativa sobre a votação da PEC é grande. De acordo com o texto do senador Alvaro Dias (PV-PR), o fim do foro por prerrogativa de função alcançará todas as autoridades brasileiras, inclusive ao presidente da República, para as infrações penais comuns – como homicídios, lesão corporal, furto e corrupção.
Além disso, a PEC permite que os membros do Congresso Nacional, condenados em segundo grau, sejam presos. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e só podem ser presos após condenação definitiva pela corte. Para o autor da proposta, o fim do foro será um avanço histórico. “O que estamos pretendendo é uma nova Justiça, que só vai valer se eliminarmos os privilegiados e tornamos todos iguais perante a lei”, avaliou durante discussão plenária da última terça-feira (28).
Os senadores também vão discutir a proposta apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para os crimes de abuso de autoridade. Janot participa de audiência pública na Comissão de Constituição (CCJ) já nesta segunda-feira à tarde. O procurador-geral tenta evitar a aprovação do projeto de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos principais alvos da Operação Lava Jato. Na semana passada, o relator da proposta, Roberto Requião (PMDB-PR), deu parecer favorável à iniciativa de Renan.
Além de Janot, participam da audiência o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o ex-ministro Carlos Ayres Britto e representantes da Associação Nacional dos Defensores Públicos, da Associação dos Magistrados Brasileiros, da  Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.
Cartão Reforma
A medida provisória (MP 751/2016) que cria o programa Cartão Reforma, aprovada pela Câmara também no dia 28, está trancando a pauta de votações do Senado. A previsão é de que os senadores apreciem a matéria na próxima terça-feira (4). Em caso de aprovação, a MP vai conceder auxílio a famílias de baixa renda para aquisição de materiais de construção destinados à reforma, ampliação ou conclusão de moradias. O subsídio, que pode chegar a R$ 9 mil, será pago a residências com renda mensal de até R$ 2,8 mil.
No mesmo dia, líderes partidários se reunirão com o presidente da Casa, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), para definir, por exemplo, como será a tramitação do projeto de lei de iniciativa popular que estabelece medidas contra a corrupção (PLC 80/2016). Os parlamentares se encontrarão às 11h.
Crise penitenciária
Na Câmara, deputados realizarão uma comissão geral no plenário da Casa para debater a crise do sistema penal brasileiro. O encontro será na próxima terça-feira (4). De acordo com o autor do requerimento de debate, Lincoln Portela (PRB-MG), a discussão sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 308/2004) – principalmente após as rebeliões que resultaram em mais de 130 mortes no fim de 2016 e início deste ano – é essencial para traçar diagnósticos aprofundados e soluções para os problemas vividos por presos e agentes penitenciários. A PEC propõe a criação das polícias penitenciárias federal e estadual com o objetivo de liberar as outras polícias das atividades carcerárias.
Também na pauta do plenário da Casa está a primeira sessão de discussão, em turno único, do projeto de lei complementar (PLC 343/2017) que institui o regime de recuperação fiscal dos estados e do Distrito Federal. Em fevereiro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse saber que “é difícil” aprovar a proposta feita pelo Executivo porque deputados não entraram em acordo sobre as contrapartidas solicitadas pelo governo – como privatizações de empresas públicas e o aumento das contribuições previdenciárias dos servidores estaduais.
Reforma da Previdência
Depois das confusões entre membros da comissão especial que discute as alterações nos cálculos da Previdência Privada na última semana, o colegiado volta a se encontrar para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 287/2016). Dessa vez, diante de recuos da equipe econômica do governo. Na última semana, o presidente Michel Temer anunciou a retirada de servidores estaduais e municipais da reforma.
Ao lado de líderes de partidos aliados no Congresso Nacional, Temer afirmou que a reforma “é para os servidores federais”. O presidente explicou que alguns estados já fizeram a própria reforma, enquanto outros deverão fazê-la a partir de agora. Continuam incluídos na proposta que está no Congresso os servidores federais e trabalhadores na iniciativa privada. Os militares e policiais civis e bombeiros continuam fora da reforma. Mas o governo deve enviar ao Legislativo, em até um mês, uma proposta para a reforma dos militares da União.
A proposta do governo Temer prevê a aposentadoria integral somente após 49 anos de contribuição, com idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Atualmente, a aposentadoria ocorre aos 60 anos para homens e 55 para mulheres, com 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos para as mulheres.
Reforma trabalhista
Na comissão especial que analisa a proposta da reforma trabalhista serão realizadas três sessões de debates. Os encontros têm objetivo de avaliar os impactos do projeto de lei (PL 6787/2016) para os trabalhadores e o mercado de trabalho. A primeira conversa será em um seminário estadual, no Ceará. Na Câmara, as reuniões serão na terça (4) e na quarta-feira (5). Entre os convidados das audiências públicas realizadas na Casa estão o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia e a auditora fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho, Marinalva Dantas.
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.