Pular para o conteúdo principal

Idoso recupera a visão após implante de seu próprio dente no olho; entenda

Cirurgia bizarra fez com que australiano voltasse a enxergar perfeitamente após anos vendo vultos; entenda como é feito o implante de dente no olho
Reprodução/60 minutes
Cirurgia bizarra fez com que idoso tivesse visão recuperada após anos vendo vultos

Uma cirurgia radical nunca antes realizada no Hemisfério Sul devolveu a visão a um australiano que já não podia enxergar há muitos anos. O paciente John Ings, de 72 anos, estava ansioso para poder ver sua esposa novamente depois de mais de uma década.


Ings, que vive em Goulburn, na Austrália, perdeu a visão do olho direito em um acidente, quando era criança, e passou a enxergar cada vez menos pelo olho esquerdo ao longo dos últimos 16 anos por causa de um vírus.

Mas, a cirurgiã buco-maxilo-facial Shannon Webber e o oftalmologista Greg Moloney uniram esforços para realizar o procedimento. O estranho procedimento nunca tinha sido realizado na Austrália e poderia resultar na cegueira completa de Ings, que ainda era capaz de enxergar vultos pelo olho esquerdo.

Como funciona?

Na primeira etapa da cirurgia, um dente e um pedaço do osso maxilar de Ings foram retirados. Em seguida, foi implantada uma lente no tecido retirado e o conjunto foi costurado no interior da bochecha do paciente.


Uma membrana mucosa foi costurada no olho do senhor, deixando-o completamente cego por três meses. Nesse tempo, o dente com a lente, que foi implantado na bochecha, criou seus próprios tecidos e foi irrigado por sangue.

Passados mais três meses, o dente foi retirado da bochecha e colocado no olho por baixo da membrana mucosa. Um buraco foi aberto no tecido para permitir a entrada de luz na lente, fazendo com que o paciente voltasse a enxergar perfeitamente.

Até os médicos acharam o procedimento ousado quando souberam da ideia. “Parecia maluquice para nós também quando ouvimos falar pela primeira vez”, disse Webber. “É uma ideia bizarra, mas que funciona”.


Resultado

Quando finalmente pôde olhar para sua esposa pela primeira vez depois de tantos anos, Ings ficou emocionado e garantiu que valeu a pena o risco. “Voltar a ter boa visão valia o risco de perder o pouco que eu tinha”, disse.

John Ings agora pode enxergar perfeitamente por seu olho esquerdo e, mais do que nunca, percebe a sorte que tem. “Não costumamos valorizar a nossa visão. É preciso perdê-la para notar o quanto é importante”, concluiu.

Comentários

MAIS LIDAS

Hoje é Dia do Médico

Imagem: Divulgação Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro "choro"??? Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a "arte de curar", por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. Imagem: Divulgação A origem do Dia do MédicoO dia 18 de outubro foi escolhido como “dia dos médicos” por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Luca…

Dia Internacional da Mulher

História 8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da prim…

Criança chega ao hospital de Sena com a cabeça cheia de tapurus

Os bichos só foram descobertos quando o médico que atendeu o menino mandou que lhe raspassem a cabeça. Da Redação da Agência ContilNet A cabeça da criança estava cheia de 'tapurus'/Foto: Marcio Farias
Uma criança de sete anos de idade foi internada no hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, com dois grandes buracos na cabeça onde estavam ‘hospedados’ bichos, tipos tapurus, mais conhecidos como ‘ôras’, um parasita bastante comum na zona rural. Além dos bichos alojados nos dois orifícios, outra parte do couro cabeludo também estava tomada por parasitas. O menino, que mora na estrada de Manoel Urbano está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar do município. Os pais disseram que há vários meses o filho reclamava de coceira na cabeça, mas não sabiam que se tratava de uma doença tão grave. Os bichos só foram descobertos quando o médico que atendeu o menino mandou que lhe raspassem a cabeça. Para a surpresa de todos no hospital, surgiram dois grandes buracos onde os…