Header Ads

Receita abre consulta a lote de restituição do Imposto de Renda residual

No total, 128.232 contribuintes vão receber o valor da restituição do IR de 2008 até 2016 a partir da próxima segunda-feira (15); consulte o lote aqui:
iStock
Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda
A partir dessa segunda-feira (8) contribuintes que não receberam a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), referentes aos exercícios de 2008 e 2016, podem consultar o site da Receita Federal e verificar se o valor estará disponível. 


A Receita Federal informou que o crédito bancário, que contempla 128.232 contribuintes brasileiros, será realizado na próxima segunda-feira (15) e totalizará R$ 213,4 milhões. Desse montante, R$ 74,7 milhões são destinados aos contribuintes com prioridade no recebimento na restituição do Imposto de Renda , sendo 22.107 idosos e 1.930 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Os que ainda têm dúvida se vão receber o valor ou não a partir da próxima semana podem consultar no site da Receita Federal , ou entrar em contato pelo telefone, no Receitafone no número 146.

Na consulta online, no serviço e-CAC, o contribuinte pode verificar o extrato da declaração do Imposto de Renda dos anos anterior e caso identifique inconsistências de dados no documento, fato esse que gerou o atraso no pagamento da restituição. Neste caso, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.


Outros canais para consulta de restituição estão disponíveis ao consumidor. O serviço de consulta pode ser acesso em tablets ou smartphones, dispositivos esses que facilitam a consulta às declarações do Imposto de Renda e situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Prazo para resgate

A restituição ficará disponível no banco por 12 meses. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro deste prazo, ele deverá fazer o requerimento para o recebimento do valor por meio da Internet, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor da restituição do Imposto de Renda não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.