Pular para o conteúdo principal

RIO BRANCO: Instituto Federal oferta curso gratuito de Libras

O Instituto Federal do Acre (IFAC) está ofertando curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar, o candidato deve efetuar a inscrição entre os dias 17 a 19 de maio, na sede do campus Avançado Baixada do Sol.

Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas e as aulas terão início no dia 30 de maio. O curso terá carga horária de 160 horas e as atividades serão realizadas todas as segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h. A expectativa é de que as atividades sejam encerradas em novembro. O curso será ministrado pela docente do IFAC, Jucelma Mourão de Souza, que é especialista em Libras e mestre em Letras.

De acordo com Jucelma Mourão, o curso possibilitará o desenvolvimento de competências para utilização da Língua Brasileira de Sinais, em nível básico, na comunicação com pessoas surdas usuárias de Libras em diversos contextos sociais.

Inscrições

Para participar, o candidato já deve ter concluído o Ensino Médio e também ter idade superior a 18 anos. As inscrições serão feitas de forma presencial, na sede do campus Avançado Baixada do Sol, no bairro Aeroporto Velho, das 08h às 20h.

No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar originais e cópias autenticadas dos documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento de quitação com o Serviço Militar (para pessoas do sexo masculino e maiores de 18 anos), Título de Eleitor e comprovantes de quitação, Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Ensino Superior, Histórico Escolar devidamente carimbados pela Divisão de Credenciamento e Registro Escolar (Corine), e ainda comprovante de endereço completo, com CEP e atualizado. Também são necessárias duas fotos 3×4 recentes e ainda preencher o requerimento de matrícula, conforme modelo fornecido pelo IFAC.

Fonte: http://www.ac24horas.com

Comentários

MAIS LIDAS

Hoje é Dia do Médico

Imagem: Divulgação Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro "choro"??? Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a "arte de curar", por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. Imagem: Divulgação A origem do Dia do MédicoO dia 18 de outubro foi escolhido como “dia dos médicos” por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Luca…

Dia Internacional da Mulher

História 8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da prim…

Criança chega ao hospital de Sena com a cabeça cheia de tapurus

Os bichos só foram descobertos quando o médico que atendeu o menino mandou que lhe raspassem a cabeça. Da Redação da Agência ContilNet A cabeça da criança estava cheia de 'tapurus'/Foto: Marcio Farias
Uma criança de sete anos de idade foi internada no hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, com dois grandes buracos na cabeça onde estavam ‘hospedados’ bichos, tipos tapurus, mais conhecidos como ‘ôras’, um parasita bastante comum na zona rural. Além dos bichos alojados nos dois orifícios, outra parte do couro cabeludo também estava tomada por parasitas. O menino, que mora na estrada de Manoel Urbano está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar do município. Os pais disseram que há vários meses o filho reclamava de coceira na cabeça, mas não sabiam que se tratava de uma doença tão grave. Os bichos só foram descobertos quando o médico que atendeu o menino mandou que lhe raspassem a cabeça. Para a surpresa de todos no hospital, surgiram dois grandes buracos onde os…