Header Ads

Receita abre consulta a primeiro lote de restituição do IR deste ano; consulte

Contribuintes terão o valor da restituição do imposto de renda creditado em conta corrento no dia 16 de junho; consulte se o seu nome consta no lote
shutterstock
Restituição do primeiro lote do IR será creditado no dia 16 de junho 
Desde as 9h da manhã desta quinta-feira (8) os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda em 2017 podem consultar o primeiro lote para pagamento da restituição do mesmo. Além da consulta para a declaração feita este ano, os brasileiros podem consultar lotes residuais dos exercícios de 2008 até 2016.


Estimativa da Receita Federal é que 1.636.218 recebam a restituição do IR 2017 por meio de crédito bancário na próxima sexta-feira (16) e que neste primeiro lote serão disponibilizados mais de R$ 3 bilhões.

Foi informado ainda que este primeiro lote contempla os contribuintes com prioridade, sendo mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Consulta

O contribuinte pode consultar e verificar se a sua restituição consta neste primeiro lote. Para isso ele deve acessar o site da Receita Federal ( clique aqui ). Se tiver dificuldade ou o canal apresentar instabilidade a consulta pode ser feita pelo telefone, por meio do Receitafone, no número 146.

O contribuinte que estiver com dúvidas em relação a declaração que foi entregue e acredita que possa ter caído na malha fina, pode acessar a sessão e-CAC no site da Receita Federal e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.


A consulta aos dados pode ser feita pelo aplicativo criado pela Receita, que está disponível para tablets e smartphones, sendo que a consulta é feita pelo CPF do contribuinte.

Com ele, será possível consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF .

Prazo para resgate

A restituição ficará disponível no banco durante 12 meses. Caso o contribuinte não resgate o valor dentro deste prazo, ele terá de solicitar o valor pela internet, por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

O contribuinte que tiver dificuldade em receber o valor da restituição do Imposto de Renda 2017 pode ir pessoalmente até uma das agências do Banco do Brasil ou entrar em contato na Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

*Com informações da Agência Brasil


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.