Header Ads

Ministério promove oficinas gratuitas sobre o Prêmio Culturas Populares


Nove cidades recebem oficinas gratuitas sobre o Prêmio Culturas Populares durante a semana. O edital foi lançado em junho e vai conceder prêmios de R$ 10 mil a 500 iniciativas culturais que valorizem a cultura popular brasileira. 

O objetivo do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros é estimular uma das maiores riquezas do Brasil, a cultura feita pelo povo. A premiação retoma práticas populares em processo de esquecimento. 

Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

Programação

Nesta segunda-feira (14), serão realizadas oficinas nas cidades pernambucanas de Surubim e Caruaru (PE). Na terça-feira (15), a vez é de Maceió (AL) e Hortolândia (SP). Já na quarta-feira (16), a oficina será em Aracaju (SE). Na quinta-feira (17), o evento será em Jaboatão dos Guararapes (PE) e em Pardinho (SP); e na sexta-feira (18), em Carpina (PE) e Itapetininga (SP). 

Os interessados devem se inscrever nas oficinas pelo site. A página informa endereços e datas. As vagas são limitadas por ordem de inscrição.

A iniciativa faz homenagem a Leandro Gomes de Barros, cordelista paraibano nascido em 1865, no município de Pombal (PB), considerado o rei dos poetas populares do seu tempo. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.