Header Ads

Governo realiza oficinas para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional



O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDS e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA/AC, realizou na última terça-feira (21) uma Oficina Participativa de Segurança Alimentar e Nutricional no município de Tarauacá, levantando propostas da sociedade civil e do governo municipal para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre.


As oficinas visam diagnosticar e mapear as demandas e dificuldades de cada município na área de segurança alimentar, sobretudo, levantar propostas para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre, levando em consideração a cultura, especificidades e necessidades de cada município
Participaram da oficina representantes de diversos segmentos da sociedade civil, povos indígenas, sindicato rural, sindicato da educação, SEAPROF, além dos secretários municipal de assistência social,  secretário de agricultura e a secretária de cultura.
De acordo com Vanda Mattos da divisão de segurança alimentar e departamento de proteção básica da SEDS, Rio Branco foi a primeira capital da região Norte que aderiu ao Programa. "A realização dessa oficina traz um espaço importante entre o governo e a sociedade civil organizada que têm uma luta diária em torno do desenvolvimento sustentável. Meu sentimento é de construção," afirmou. Ela considerou ainda que o Plano está proporcionando que a sociedade civil organizada possa ter a garantia do direito de produzir e consumir de forma saudável.
O plano é o principal instrumento de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional, pois prevê as diferentes ações de governo na proteção e promoção do direito humano à alimentação adequada. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.