Header Ads

PF vasculha gabinete de Cristiane Brasil na Câmara


PTB
Alvo de busca e apreensão, Cristiane Brasil também está proibida de manter contato com os demais investigados na Operação Registro Espúrio, como o seu pai, Roberto Jefferson

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete parlamentar da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), também autorizou que os policiais federais vasculhem o apartamento funcional ocupado pela deputada em Brasília e o imóvel onde ela mora no Rio.

A ação faz parte da Operação Registro Espúrio, deflagrada em 30 de maio para apurar a atuação de uma organização criminosa na concessão fraudulenta de registros sindicais no Ministério do Trabalho, área de influência de Jefferson e de Cristiane, que chegou a ser anunciada no início do ano como ministra da pasta. A nomeação foi cancelada após a divulgação de que ela tinha condenação por irregularidade trabalhista.



Segundo a PF, conversas em aplicativo de celular apontam que ela foi madrinha da indicação de Renato Araújo para o cargo de coordenador-geral de registro sindical no ministério. Além de autorizar as buscas e apreensões, Fachin proibiu Cristiane de manter contato com os demais investigados na Registro Espúrio e de frequentar o Ministério do Trabalho.

O início da operação também teve como alvos, além de Jefferson, os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e Wilson Filho (PTB-PB). Eles são suspeitos de integrar o núcleo político da organização criminosa que atuava na pasta.

De acordo com a PF, havia cinco núcleos de atuação no esquema: administrativo, político, sindical, captador e financeiro. Os parlamentares, conforme as investigações, faziam parte do segundo grupo.

“Também são mencionados, como exemplo, das fraudes, pagamentos que envolviam valores que chegaram a R$ 4 milhões pela liberação de um único registro sindical. Desde 2017, parte dos integrantes do grupo criminoso responde a uma ação por improbidade administrativa em andamento na Justiça Federal, em Brasília”, diz a PF.

Por meio de nota, a deputada se limitou a dizer que recebe com “surpresa” a diligência da PF, e que espera ver seu nome “limpo”.

Leia a íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Deputada Cristiane Brasil recebeu os procedimentos investigativos com surpresa, pois não tem papel nas decisões tomadas pelo Ministério do Trabalho. “Espero que as questões referentes sejam esclarecidas com brevidade e meu nome limpo.”

Assessoria da Deputada Cristiane Brasil


Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.