Header Ads

Inscrições para mais de 8,5 mil vagas do Mais Médicos estão abertas

Vão poder se inscrever para as vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou aqueles profissionais estrangeiros que tiverem o diploma validado no País
Arquivo/Agência Brasil
Mais Médicos: Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil

O Programa Mais Médicos está com as inscrições abertas desde as 8h desta quarta-feira (21). O governo pretende preencher, ao todo, 8.517 vagas para a atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As inscrições vão até o dia 25 deste mês. 


Conforme o edital publicado nessa terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever no Mais Médicos os profissionais brasileiros com CRM Brasil ou aqueles que estiverem com diploma revalidado no País – o que pode ser feito a partir do exame Revalida. 

Os interessados, de acordo com o Ministério da Saúde, devem se inscrever por meio do site oficial do programa federal, dentro do prazo de inscrições. A todos, o início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa”, diz nota publicada pelo ministério.

A decisão do regime socialista cubano de abandonar a parceria com o Brasil no programa se deu após críticas do futuro presidente, Jair Bolsonaro , ao acordo do país com o governo brasileiro. Bolsonaro propôs cortar o repasse de recursos ao governo cubano (que abocanha parte do salário dos médicos) e exigir "comprovação" da capacidade dos médicos formados na ilha. 


Atualmente, os profissionais cubanos que atuam no Brasil são dispensados de realizar o Revalida. O termo está previsto desde o lançamento do programa, pelo governo Dilma Rousseff (PT), em 2013, e foi julgado, no ano passado, constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, informou, na última segunda-feira (19), que, caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas, elas serão novamente oferecidas, por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27.

“Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, explicou o ministro.

O prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto, segundo o ministro, para evitar que a população fique desassistida com a saída dos médicos cubanos . Afinal, mais de 8 mil médicos cubanos que atuavam no programa vão deixar o País.


Os médicos aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e começar a trabalhar. O prazo final para que os médicos aprovados se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h, ou serão eliminados do processo do Mais Médicos e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde.

* Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.