Header Ads

No AC, 18 municípios estão em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

Dos 22 municípios do Acre, só dois estão com índice satisfatório. A capital do estado, Rio Branco, está em situação de risco.
No AC, 18 municípios estão em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado nessa quarta-feira (12) aponta que Rio Branco e outros 17 municípios do Acre estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya.

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, o LIRAa informou que nove municípios estão em risco de surto das doenças e outros nove aparecem em alerta. A capital do estado, Rio Branco, está em situação de risco.

Do total de 22 cidades, apenas duas estão em situação satisfatória e outros dois municípios utilizaram armadilha, metodologia usada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Conforme os dados, a maior parte dos criadouros do mosquito no estado do Acre foi encontrada em depósitos de água, sendo 761. Em seguida, aparecem os depósitos de lixo (210) e domiciliar (209).

Rio Branco foi uma das quatro capitais do país a apresentar risco de surto para dengue, zika e chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as formas de coleta de dados ocorreram no período de outubro e novembro deste ano.

No estado, a situação pior é em Rodrigues Alves, no Vale do Juruá, onde o maior índice de infestação foi apontado (14,8). Já o município com melhor situação é Santa Rosa do Purus, onde o estudo apontou 0%.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito. Ele leva em consideração o índice de infestação predial (IIP), que é a relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito e o total de residências pesquisadas.

Veja a situação de todos os municípios:
Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) no Acre
MunicípioÍndice de infestaçãoSatisfação
Acrelândia4,6Risco
Assis Brasil3,8Alerta
Brasiléia13,6Risco
Bujari5,4Risco
Capixaba1,5Alerta
Cruzeiro do Sul3,64Alerta
Epitaciolândia8Risco
Feijó4,2Risco
JordãoOutras metodologias (armadilhas)
Mâncio Lima4,5Risco
Manoel Urbano1,1Alerta
Marechal ThaumaturgoOutras metodologias (armadilhas)
Plácido de Castro3,5Alerta
Porto Acre3Alerta
Porto Walter1Satisfatório
Rio Branco7,83Risco
Rodrigues Alves14,8Risco
Santa Rosa do Purus0,0Satisfatório
Sena Madureira6,8Risco
Senador Guiomard2,2Alerta
Tarauacá3Alerta
Xapuri1,7Alerta
Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Por G1 AC — Rio Branco

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.