Header Ads

MÉXICO: Explosão de oleoduto deixa 66 mortos e mais de 70 feridos

Segundo as autoridades, vítimas eram moradores da região que invadiram a área para roubar parte do combustível que vazava logo antes do acidente
Explosão de um oleoduto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) aconteceu na cidade de Tlahuelilpan, no México
Reprodução/CGTN
Explosão de um oleoduto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) aconteceu na cidade de Tlahuelilpan, no México
Pelo menos 66 pessoas morreram e 76 ficaram feridas com a explosão de um oleoduto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) em Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo, México. Em nota, a empresa informou que a explosão se seguiu a um incêndio provocado por um vazamento no duto Tuxpan-Tula. Antes da tragédia, os mortos e feridos tentavam roubar parte do combustível que vazou.
A explosão ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (18). As autoridades mexicanas acionaram o plano de emergência, pedindo à população que seguisse as instruções de segurança e evacuando as proximidades. Os feridos com queimaduras mais graves foram transportados para hospitais da Cidade do México, a cerca de 100 quilômetros de distância.
Funcionários treinados da  Pemex auxiliaram os bombeiros e as equipes de segurança no combate ao fogo e atendimento aos moradores de Tlahuelilpan afetados pelo incêndio. Pelo menos 11 ambulâncias e 15 médicos foram enviados para o local, além de equipes técnicas e veículos de outras unidades da estatal.
No Twitter, o presidente do México, López Obrador , lamentou a “grave situação”, informando que, tão logo foi informado da explosão do duto, deu instruções para que todos os esforços fossem empenhados para controlar o fogo e atender às vítimas e suas famílias. “Convoco todo o governo a prestar auxílio à população local”, escreveu Obrador pouco antes de seguir para Tlahuelilpan para visitar o local da tragédia.



Outro incidente 

Houve outro incêndio em um duto da Pemex na cidade de San Juan del Rio, a cerca de 100 quilômetros de Tlahuelilpan
Reprodução/CGTN
Houve outro incêndio em um duto da Pemex na cidade de San Juan del Rio, a cerca de 100 quilômetros de Tlahuelilpan
Houve outro incêndio em um duto da Pemex na cidade de San Juan del Rio, no estado de Querétaro, cerca de 100 quilômetros a noroeste de Tlahuelilpan. De acordo com a estatal, neste incêndio não houve feridos, e as chamas foram debeladas por volta da meia-noite deste sábado (19).
Embora a empresa garanta que o trecho afetado do duto Tula-Salamanca fica em uma zona despovoada, a ocorrência mobilizou guardas municipais, bombeiros, agentes da defesa civil e até homens do Exército, além de técnicos da própria empresa.
Ainda de acordo com a Pemex, o duto foi “vandalizado” e, assim como em Tlahuelilpan , pessoas tentavam roubar combustível do local. A empresa afirma que “seguirá reforçando as medidas de prevenção necessárias para acabar com o furto de combustível, colaborando com o combate a esse flagelo que prejudica o patrimônio de todos os mexicanos”.
A Pemex declaro que o roubo de combustível – prática que, de tão comum no México , já deu origem a uma palavra de uso corrente, o chamado huachicoleo – coloca em perigo a seguridade das comunidades próximas aos oleodutos e o abastecimento dos consumidores.
*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.