Mutirão por emprego forma grande fila no Vale do Anhangabaú, em São Paulo
Evento tem quatro dias de duração e oferece mais de seis mil vagas na sede do Sindicato dos Comerciários. É preciso levar documentos e currículo; fila já chegou a reunir 15 mil pessoas, segundo organizadores do evento. Confira
Mutirão de empregos no Anhangabaú reuniu 15 mil em São Paulo
Aglomerados em uma fila no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, muitos brasileiros participam, nesta terça-feira (26), do Mutirão do Emprego. O evento, que é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Sindicato dos Comerciários, oferece seis mil postos de trabalho.
As vagas abrangem os segmentos de telemarketing, operador de caixa, atendente e vendedor de loja. Segundo a prefeitura de São Paulo, a ação no Anhangabaú faz parte de uma parceria firmada com o sindicato.
No primeiro dia do mutirão, serão distribuídas as senhas para todos os quatro dias. De acordo com um balanço da União Geral dos Trabalhadores (UGT), mais de 15 mil pessoas chegaram a formar a fila nesta terça-feira.
O atendimento será feito até sexta-feira (29), no prédio do Sindicato dos Comerciários, na Rua Formosa, 99, das 8h às 17h. Para se candidatar a uma vaga de emprego basta levar carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho e currículo impresso.
“Essa união tem um único objetivo: oferecer à população uma oportunidade de reconquistar sua posição no mercado de trabalho. Com a diversidade de vagas oferecidas, os interessados podem se candidatar a uma oportunidade em que já têm experiência ou até mesmo para uma nova área de atuação”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
De acordo com a prefeitura, os cargos com mais oportunidades aos trabalhadores são os de telemarketing e de operador de caixa, com mais de mil vagas para cada. Há ainda pontos de trabalho para pessoas com deficiência, que podem se candidatar para empacotador, balconista, repositor e jovem aprendiz. Muitas dessas vagas de emprego têm como requisitos mínimos ensino fundamental completo e idade acima de 16 anos.
Desemprego em São Paulo
Mutirão no Anhangabaú vem em momento de alto desemprego na Região Metropolitana de São Paulo
Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego, feito pela Fundação Seade e pelo Dieese, a taxa total de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo se manteve relativamente estável entre janeiro e fevereiro deste ano, passando de 15,3% para 15,5%, respectivamente.
O número total de desempregados foi estimado em 1,7 milhão de pessoas em fevereiro, ou seja, 12 mil a mais do que no mês anterior, de acordo com o levantamento. O mutirão de empregos noAnhangabaú é, afirma a prefeitura, uma forma de dar oportunidades a essa parcela da população.
*Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário
Postar um comentário