TARAUACÁ: DEISE FIGUEIREDO É ELEITA PRESIDENTE DO COLEGIADO DE SECRETÁRIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ACRE
Colegiado de Secretários se reuniu no dia 28 em Rio Branco - Foto: Arquivo pessoal |
A Professora Deise Figueiredo, Secretária Municipal de Assistência Social do Município de Tarauacá, foi escolhida para presidir o Conselho Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social. O COEGEMAS é um colegiado que delibera as politicas de assistência social em todo o estado e tem poder de reivindicar melhorias na área, seja em nível estadual, regional e nacional.
Reunião de secretários municipais de assistência social |
A escolha por unanimidade, aconteceu na Primeira Reunião Ordinária do Colegiado realizada com a presença dos 22 secretários municipais em Rio Branco, no último dia 28 de fevereiro.
"Fui eleita, por aclamação e estou grata aos colegas gestores que a mim confiaram a tarefa de representá-los. Vamos compartilhar as responsabilidades e as lutas. Somos um colegiado e vamos lutar juntos pelo respeito aos direitos à assistência social de toda a nossa população" declarou Deise.
Além da escolha da presidência do colegiado, o encontro foi um momento para realização de planejamento, discussões, deliberações e lançamento das ações estratégicas para 2019.
Sistema Único de Assistência Social (Suas)
O QUE É
A Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004).
O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.
No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades.
Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção.
As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.
COMO PARTICIPAR
Os municípios precisam estar atentos para os instrumentos normativos (NOB/ Suas, Portarias, Instruções Normativas e Operacionais, Editais, Termos de Aceite etc.), para poder receber recursos do Governo Federal, repassados por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), como cofinanciamento dos programas, serviços e projetos relativos à política de assistência social.
Esses instrumentos normativos definem os critérios e procedimentos para o acesso a estes recursos, tendo em vista pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e deliberação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Os requisitos mínimos para que o município acesse os recursos federais são a existência e funcionamento do Conselho de Assistência Social, do fundo e do plano municipal de assistência social, conforme artigo 30 da Loas.
O repasse dos recursos aos municípios para o cofinanciamento dos programas e serviços da política de assistência social se dá de forma automática, na modalidade fundo a fundo, diretamente do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para os Fundos Municipais de Assistência Social.
As normativas encontram-se disponíveis no portal do MDS:http://aplicacoes.mds.gov.br/snas/regulacao/atos_normativos.php#GEST%C3%83O.
Fonte: http://acciolytk.blogspot.com/
Nenhum comentário
Postar um comentário