Header Ads

Após Doria vacinar primeiro, Pazuello acusa SP de quebrar pacto federativo

Governo do Estado de São Paulo

Eram 15h32 quando Mônica Calazans, enfermeira no Hospital Emílio Ribas em São Paulo, recebeu a primeira dose de uma vacina autorizada no Brasil. A rapidez na aplicação – que ocorreu minutos após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), gerou um novo atrito entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Doria estava ao lado de Mônica no momento da aplicação, e apareceu ao vivo em todas as redes de televisão – eclipsando uma coletiva de imprensa para o mesmo horário convocada por Pazuello. As duas coletivas ocorreram ao mesmo tempo, e com mensagens totalmente distintas.

De São Paulo, Doria fez um discurso dedicado, segundo ele, às famílias das 209 mil vitimas da pandemia e aos profissionais de saúde. "A vitória de hoje, o Dia V da Vacina, o Dia V da Vida, é daqueles que valorizam e trabalharam pela vida", disse Doria."E bem ao contrário daqueles que nos últimos 11 meses flertaram com a morte. Vocês são o nosso exemplo e não aqueles que flertam pela morte".

O governador de São Paulo ainda . Doria também agradeceu ao Instituto Butantan, um dos produtores da Coronavac.

Pouco depois, Pazuello foi ao ar, e fez um pronunciamento duro, onde acusou o estado de São Paulo de estar buscando vantagens políticas na vacinação mais rápida. "Senhores governadores, não permitam objetivos político-eleitoreiros se aproveitando da vacinação em seu estado", afirmou Pazuello, em um discurso a partir de Brasília. "Nosso único objetivo neste momento tem de ser o de salvar mais vidas, e não de fazer propaganda própria."

Ministério da Saúde deverá encaminhar, a partir desta segunda-feira, as doses para cada um dos estados brasileiros, garantiu Pazuello. As primeiras vacinações em nome do Ministério da Saúde ocorrerão na quarta-feira (20), às 10h.

O general da ativa ainda garantiu que o pacto federativo fica comprometido com a decisão de São Paulo de dar a primeira injeção. "A vacinação [será feita] de forma igualitaria e simultânea, sem deixar nenhum brasileiro para trás, sem discriminar cor da pele, credo religioso, classe social, tribos e principalmente, sem dividir o nosso país", advertiu. "Não podemos admitir nada contra a união do nosso povo."

Questionado por repórteres a vacinação apresentada por Doria, Pazuello disse que qualquer vacinação fora do plano nacional está "em desacordo com a lei", e afirmou que deverá.

O ministro lembrou que o Ministério da Saúde também investiu no Instituto Butantan – e dobrou a aposta contra João Doria. "O Ministério da Saúde vem trabalhando junto com o butantan no desenvolvimento da vacina dese o início. Tudo o que vocês ouviram sobre estarmos boicotando – é tudo fake. Todos nós trabalhamos na fase 3 do Butantan, fomos grande parceiros. Todos nós fizemos o desenvolvimento do parque fabril do Butantan para a vacina, um contrato de convênio de R$ 80 milhões", exemplificou o general, que partiu em seguida para uma espécie de desabafo contra o que chamou de "politização" da vacina. "Sabia que tudo o que foi comprado pelo Butantan foi com recursos do SUS? Todas as vacinas – não teve um centavo do Estado de São Paulo...Autorizado por mim. É muito difícil ficar ouvindo isso o tempo todo."

Doria acompanhava a coletiva de Pazuello enquanto liderava sua própria coletiva, e rebateu de pronto o general, acusando-o de mentir."A vacina do Butantan só está em São Paulo e no Brasil porque foi investimento do estado de São Paulo, ministro. Não há um centavo até agora do governo federal para a vacina – nem para o estudo, nem para a compra, nem para a pesquisa, nem nada", afirmou Doria. "Chega de mentiras, ministro. Trabalhe pela saúde do seu povo, seja honesto, seja decente".

O governador disse que encaminhará 50 mil doses da vacina ao Amazonas de maneira independente, por fora do Plano Nacional de Imunização. O envio, segundo o tucano, será feita por empresas aéreas parceiras, já que não poderia mais "se confiar no ministro da Saúde."



Fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.