Header Ads

PIB da China avança 2,3% em 2020; país deve ser um dos únicos a crescer

bandeira da china
Pixabay
China deve ser um dos únicos países do mundo a crescer em 2020, ano marcado pela pandemia

O Produto Interno Bruto (PIB) da  China cresceu mais do que o esperado no ano passado, apesar de o país e o resto do mundo tenham tido que superar a crise causada pela pandemia do coronavírus. A segunda maior economia do mundo cresceu 2,3% em 2020 em comparação com o ano anterior, de acordo com estatísticas do governo divulgadas nesta segunda-feira (18).


A expansão superou as expectativas, tornando a China a única grande economia do mundo a evitar uma contração no ano passado, enquanto as principais economias globais mergulharam em uma recessão e lutavam para conter a pandemia de Covid-19.


No entanto, o resultado foi o mais fraco em décadas — desde 1976, último ano da Revolução Cultural de uma década que destruiu a economia, o país não tinha um ano tão ruim, quando o PIB encolheu 1,6% durante um período de tumulto social e econômico.


Especilstas esperam que a China continue à frente de seus pares em 2021, com o PIB crescendo no ritmo mais rápido em uma década, de 8,4%, de acordo com uma pesquisa da Reuters.


segunda maior economia do mundo surpreendeu muitos com a velocidade de sua recuperação do choque provocado pelo novo coronavírus, especialmente porque o governo também teve que lidar com as tensas relações Estados Unidos-China no comércio e em outras frentes.


Apoiada pelas rígidas medidas de contenção de vírus e estímulo político do governo, a economia se recuperou de forma constante de uma queda acentuada de 6,8% nos primeiros três meses de 2020, quando um surto de Covid-19 na cidade central de Wuhan se transformou em uma epidemia total. O esforço dos fabricantes locais, aumentando a produção para fornecer produtos a muitos países afetados pela pandemia, também ajudaram a aumentar o ímpeto.


E o ritmo da recuperação parece estar se acelerando: O PIB cresceu 6,5% no quarto trimestre, mostraram dados do National Bureau of Statistics, mais rápido do que os 6,1% previstos por economistas em uma pesquisa da Reuters, e seguiu o sólido crescimento de 4,9% do terceiro trimestre.


"O desempenho foi melhor do que esperávamos", disse Ning Jizhe, porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas da China, em entrevista coletiva em Pequim.


Xing Zhaopeng, economista do ANZ em Xangai, copmpletou: "O número do PIB acima do esperado indica que o crescimento entrou na zona expansionista, embora alguns setores continuem em recuperação".


O país abandonou sua meta de crescimento no ano passado pela primeira vez em décadas, enquanto a pandemia desferia um golpe histórico na economia. O PIB encolheu quase 7% no primeiro trimestre, à medida que grandes áreas do país foram colocadas em bloqueio para conter a propagação do vírus.

Desde então, porém, o governo tem tentado estimular o crescimento por meio de grandes projetos de infraestrutura e oferecendo doações em dinheiro para estimular os gastos dos cidadãos.


Produção industrial impulsiona o PIB


A produção industrial foi um grande impulsionador do crescimento, saltando 7,3% em dezembro em relação ao ano anterior.


Fonte: https://economia.ig.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.