Header Ads

Candidatos vão ao MPE pedir anulação das provas para professor da SEE

Inscritos saíram reclamando da falta de tempo para resolver 80 questões, a maioria com textos interpretativos
Candidatos do concurso para professor da Secretaria de Estado de Educação (SEE) vão protocolar denúncia contra a organização do certame no Ministério Público do Estado do Acre (MPE), nesta segunda-feira, 13. O motivo: a falta de tempo o suficiente para resolver as provas, aplicadas neste domingo, 12, em todo o Estado.
Nesta primeira etapa, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Fucab), empresa carioca contratada pelo Governo do Estado para organizar o concurso, aplicou as provas de conhecimentos gerais, -- de caráter eliminatório e classificatório -- num total de 30 questões, e de conhecimentos específicos: outras 50 questões, que tinham que ser resolvidas em 4 horas.
“Acontece que as questões vieram muito longas. Era um texto interpretativo atrás do outro, de modo que ficou muito difícil de administrar o tempo, das 9h10 às 13h10”, reclamou uma candidata que fez as provas na escola Humberto Soares.
“Foi humanamente impossível responder a todas as questões. Muitos, quando chegaram lá pelas questões 50 ou 60 tiveram que marcar as demais na marra, porque não daria tempo sequer de marcar as já resolvidas no gabarito”, protesta outro candidato que tenta uma das vagas para os anos iniciais do Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano).
 Nesta segunda-feira, os candidatos devem se deslocar ao MPE, por volta do meio-dia, para formalizar a denúncia, que poderá ir para a Justiça com pedido de anulação.
 No sábado, um dia antes das provas, alguns candidatos já haviam reclamado da falta de transparência da Funcab quanto a relação candidatos-vagas. “O site deles publicou esta relação na sexta-feira, mas apenas pela manhã. Misteriosamente, a Funcab, não sabemos a que pretexto, retirou a lista quando não era nem 3 horas depois de tê-la postado”, reclamam os candidatos. Alguns, no entanto, ainda puderam visualizar a concorrência para algumas áreas. É o caso dos pedagogos, que estava em 20 candidatos para uma vaga.
O concurso oferece 800 vagas para professor em diversas áreas. Todas as oportunidades são para nível superior, com remuneração inicial de R$ 1.675,79 e jornada de 30 horas semanais. Entre as áreas oferecidas estão professor de Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e professor dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 5ª série).
Fonte: agazeta.net
Tecnologia do Blogger.