Header Ads

Adaptando a matemática para o mundo de hoje

Compositora faz sucesso no Youtube ensinando conceitos matemáticos de um jeito simples e divertido. Veja vídeo

 
Foto: The New York Times
Vi Hart, atrás de um poliedro feito de balões: fazendo matemática parecer descolada
No restaurante Tiny Thai, sobre uma mesa com menos de um metro quadrado havia um bule, dois pratos de curry, uma tigela de sopa, duas xícaras de chá, dois copos de água, um prato com dois rolinhos primavera, um prato de salada e um iPhone.
Para a maioria das pessoas, isso teria sido apenas um almoço desajeitado.
Mas a mente de Vi Hart ponderava as implicações matemáticas. "Existe uma charada de empacotamento aqui", disse ela. "Isso é o tipo de coisa que, se você está acostumado a pensar sobre esses problemas, você os vê em tudo".
Ao longo dos séculos, os matemáticos dedicaram muito tempo pensando no quão apertado é possível empacotar objetos, como dezenas de laranjas, dentro de um dado espaço.
"Aqui nós temos até uma camada a mais", disse Hart, "onde se pode ultrapassar a beirada do quadrado. Então, temos uma nova charada, em que talvez você queira os objetos grandes perto da borda _ pois uma parte maior deles pode ficar para fora sem que eles caiam".
Hart - seu primeiro nome é Victoria, mas há tempos ela abandonou as últimas seis letras - tem uma ousada ambição de carreira: ela pretende tornar a matemática "descolada".
Ela se empolga: "Você está pensando nisso, porque é algo espantoso".
Continue lendo AQUI.
 
www.ig.com.br 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.