Header Ads

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta segunda-feira, 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.  O tabagismo é considerado pela comunidade médica como uma doença muito grave e um problema de Saúde Pública, pois atinge cerca de 1,3 bilhões de pessoas em todo o mundo. Ou seja, são mais de 15 bilhões de cigarros consumidos por dia. Para enfatizar o combate ao fumo, várias entidades de todo o país estão concentrando esforços em campanhas de conscientização.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, regulamentou nesta segunda-feira a Medida Provisória 540/2011, que prevê o aumento da carga tributária dos cigarros e também fixou um preço mínimo para a venda dos produtos. A medida tomada pelo Ministério da Saúde visa diminuir e controlar o crescimento do tabagismo no Brasil.

Atualmente, estimasse que mais de 35 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo todo devido a doenças que são decorrentes do uso do cigarro. Entre essas mortes estão o câncer de pulmão, 70% das mortes por essa doença estão relacionadas ao habito de fumar e 42% das doenças respiratórias também se relacionam com o fumo. No Brasil, são mais de 200 mil mortes relacionadas com o tabagismo.

As mulheres são as que mais sofrem devido ao uso do cigarro. Ainda de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos aponta que 12% a 24% das gestantes fumam, o que pode fazer com que o feto seja exposto a pressão arterial, além de muitos outros malefícios que o tabagismo pode causar nas crianças devido a mãe usar o cigarro.

Fonte: www.noticiasbr.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.