Header Ads

Produtores ribeirinhos comemoram a inauguração dos dois primeiros açudes construídos

Produtores dos seringais, Santo Amaro, vitória e Lancha no do Rio Murú, comemoram o lançamento do programa de piscicultura com a inauguração dos dois primeiros açudes construídos. Açudes para ribeirinhos em Tarauacá é uma proposta pioneira no Acre.
 
O programa apoia os povos das comunidades tradicionais ribeirinhas. A ideia surgiu na Seaprof de Tarauacá com o objetivo de auxiliar as famílias a produzirem alimentos suficiente para seu consumo e Também oportunidades de trabalho e geração de renda e recebeu todo apoio do Governador Tião Viana e o Secretário de Produção, Lourival Marques.
Deslocar trator para construir açudes nos altos Rios da região é uma “operação de Guerra”. Se alguém acha difícil realizar obras na cidade no período das chuvas, imaginem na zona Rural. Ter que aproveitar a chuva e a enchente para subir o Rio, desembarcar trator, subir barrancos, travessar áreas alagadiças, só é possível com muita coragem, determinação e compromisso. Diz Chagas Batista, Gerente da Seaprof de Tarauacá.
Para a presidente da associação, Maria Farrapo (Jóia), a construção de açudes para a população ribeirinha foi a melhor coisa que aconteceu até hoje na região em termo de politicas publicas. Ela justifica dizendo que o trabalhador Rural tem habito alimentar que não pode faltar peixe ou Carne nas três refeições diárias. “Sempre nos alimentamos da caça, da pesca ou pequenos animais de criação. Agora a caça está muito difícil, peixes dos rios, está ainda mais escarço. Isso vem agravando a condições de alimento para nossas famílias. Agrademos todo dia a Deus o governador e representante da seaprof pela ótima ideia. Com a construção dos nossos açudes agente pode trabalhar o dia inteiros sabendo que a noite vai ter alimento na nossa mesa”. Disse Maria. 


Fonte: Seaprof de Tarauacá

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.