Header Ads

“Não saímos derrotados” diz presidente do Sinteac ao antecipar fim da greve

A reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 25, atraiu um número pequeno de grevistas. Em frente à prefeitura de Rio Branco eles discutiram os rumos do movimento, e a possibilidade de retorno ao trabalho nas escolas da capital, a exemplo do que já aconteceu nos municípios do interior.
Mesmo afirmando que a greve continua em Rio Branco, o presidente do Sinteac reconhece que o movimento já não tem o apoio de toda a categoria. Após mais de um mês de paralisação, ainda assim ele diz que movimento foi vitorioso.
“Reenquadramento nunca o governo topou discutir, está propondo agora já fazer em maio de 2014, a isonomia dos professores provisórios também nunca topou, mas aceitou agora na contraproposta em maio também vai implementar, e a puladinha extra em janeiro de 2014 é 10%, e os 15 % que pedimos de reajuste eles afirmaram que em novembro define o percentual e vai implementar também em 2014, então eu acho que não saímos derrotados”, afirma João Sandim, presidente do Sinteac.
Em Rio Branco, professores da rede municipal também ensaiaram uma greve no mês passado, mas logo retornaram ao trabalho. Foi na rede estadual de educação que a greve chegou a ter 100% de adesão da categoria nas primeiras semanas.
Mas, na última semana, a greve perdeu força em todo o estado. Questões da política partidária influenciaram o movimento e a categoria ficou dividida. Além dos prejuízos para os estudantes, a greve provocou desgastes tanto para o governo quanto para os sindicatos.
“Vai ter eleição dos sindicatos e tem gente formando chapas, e aí é bom dizer que os sindicatos são pelegos ou que estão vendidos, porque agora vão surgir os heróis que passam quatro anos sem ir para uma assembleia dos sindicatos e quando é num momento desses quer ressurgir como salvador da pátria, essa é a questão”, desabafa Alcilene Gurgel, presidente do Sinplac.
Para a próxima segunda-feira, 29, os sindicatos convocaram uma nova assembleia da categoria em Rio Branco, quando será decidida a volta ao trabalho nas escolas estaduais da capital.
 
Rogério Wenceslau, Da TV Gazeta

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.