Header Ads

Bolsa Família estende prazo para consulta médica até dia 10


Acompanhamento de saúde é uma das condições para participar do Bolsa Família Divulgação/Governo do Acre

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde prorrogaram para o próximo dia 10 de julho o prazo para as famílias beneficiárias do Bolsa Família fazerem o acompanhamento de saúde. Esse acompanhamento é uma das condições para participar do programa, que determina que todas as crianças menores de sete anos sejam vacinadas, pesadas e medidas e que as gestantes façam o pré-natal em dia.

A cozinheira Joseane Vieira do Nascimento, de 30 anos, tem quatro filhos e recebe a complementação de renda há cinco. Ela fez as consultas do pré-natal no Centro de Saúde do Varjão, em Brasília (DF), o mesmo lugar onde faz periodicamente o preventivo feminino e a vacinação e pesagem das crianças. “É obrigação dos pais trazerem os filhos. Aqui, eles avaliam e pesam as crianças. E isso faz com que eu me sinta mais segura”, conta.

As informações das condicionalidades do Bolsa Família servem para identificar riscos e vulnerabilidades e assegurar melhor qualidade de vida aos beneficiários. “É importante termos essas informações para acompanhar o desenvolvimento das crianças e das famílias. O objetivo não é fazer uma punição das famílias, mas acompanhar a saúde das pessoas do programa”, explica o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Helmut Schwarzer.

A catadora de recicláveis Daiany Galdino da Costa, de 23 anos, ciente do compromisso com o programa, visita o Centro de Saúde duas vezes por ano. “Eu não sabia que tinha que ir ao posto de saúde, mas é importante ir. Às vezes, não se está sentindo nada, mas vai sentir lá na frente.”

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.