Header Ads

ACRE: 7ª Conferência de Saúde inicia hoje(18)



O Sistema Único de Saúde (SUS) estará no centro dos debates da VII Conferência Estadual de Saúde do Acre, de 18 a 21 de agosto, na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), em Rio Branco. São esperados 600 participantes, que debaterão os oito eixos temáticos que norteiam a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), evento quadrienal que será realizado este ano de 1º a 4 de dezembro, em Brasília (DF) sob o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.

As discussões sobre saúde pública no Acre já ocorreram este ano em 22 conferências municipais nas três regiões do estado – Juruá, Alto Acre e Baixo Acre. Entre os participantes há 448 delegados, e também convidados, acadêmicos, observadores, representantes de diversas matrizes religiosas e credenciados livres. Palestras, mesas-redondas, debates e apresentações culturais compõem a programação. Ao fim do evento será aprovado o relatório a ser enviado à etapa nacional e serão escolhidos 48 delegados que representarão o Acre na 15ª CNS.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública, prestadores de serviço e usuários do sistema participam das discussões em todo o país.

Referências no estado – Entre as unidades de saúde da rede pública do Acre que são referência para a população está o Hospital das Clínicas (Fundhacre), que congrega o centro estadual de captação e doação de órgãos, um centro especializado em reabilitação física e auditiva, unidades de assistência de alta complexidade em neurocirurgia, neurologia, terapia nutricional, portadores de obesidade grave e traumato-ortopedia, entre 52 especialidades.

Em 2014 a Fundhacre registrou mais de 1,2 milhão de procedimentos ambulatoriais e 8.142 internações. Além disso, foram 19.920 procedimentos cirúrgicos e 1.396 procedimentos em torno dos 38 transplantes realizados, entre os de fígado, córnea e rim. A unidade recebeu, em 2012, o prêmio em Virologia Bristol-Myers Squibb, que tem o objetivo reconhecer e premiar ações socialmente responsáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pacientes infectados com HIV/Aids e hepatites virais.

Também se destaca junto à população acreana a Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, referência hospitalar em atendimento terciário à gestação de alto risco. Em 2014 a unidade contabilizou 3.449 partos. A unidade, que é credenciada pelo Ministério da Saúde como referência estadual para atenção humanizada ao recém-nascido – método Canguru, também recebeu em 2011 o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido anualmente pela Câmara de Deputados a cinco entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecerem destaque na promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Já o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) presta serviço de referência para traumato-ortopedia, neurologia e cardiologia, além de serviço hospitalar de referência para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A unidade registrou cerca de 660 mil procedimentos ambulatoriais no ano passado, e 5.462 internações.

O Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva se destaca no atendimento hospitalar de crianças, e é referência em todo o estado na atenção ao recém-nascido e em pediatria. Foram 933 internações em 2014. O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), por seu turno, é referência estadual nível I para assistência psiquiátrica, tendo totalizado 45.311 procedimentos ambulatoriais no ano passado, além de 1.071 internações.

Sobre o SUS – As bases para a criação do Sistema Único de Saúde brasileiro foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.

O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos do mundo. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas por meio do SUS no país. Em seus 27 anos de existência, o SUS conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro.

Reconhecido internacionalmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável por 98% do mercado de vacinas do país, é um dos destaques. O Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disponibilizando 44 imunobiológicos, sendo 27 vacinas, na rede pública de todo o país.

Também é no SUS que ocorre o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. O programa cresceu 63,85% na última década, saltando de 14.175 procedimentos em 2004 para 23.226 em 2014. Por meio do SUS também é oferecida assistência integral e gratuita para a população de portadores do HIV e doentes de aids, renais crônicos, pacientes com câncer, tuberculose e hanseníase.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).

Serviço

VII Conferência Estadual de Saúde do Acre

Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”
Data: 18 a 21 de agosto de 2015
Horário: 19h (terça) e 8h às 18h (quarta a sexta)
Local: Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) – Estrada Dias Martins, 894, Jardim Primavera, Rio Branco (AC)

Fonte: ac24horas.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.