Header Ads

SAÚDE: Saúde libera recursos contra hanseníase em oito estados


O Ministério da Saúde autorizou nesta quarta-feira (9) repasse de R$ 193 mil em recursos federais para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma em oito estados: Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma tem como objetivos: a identificação de casos de hanseníase por meio de busca ativa em alunos com sinais e sintomas da doença; o tratamento de verminoses; o diagnóstico e o tratamento do tracoma; e o tratamento coletivo para esquistossomose em municípios com percentual de positividade acima de 25%.

De acordo com o texto, a hanseníase, as verminoses e o tracoma têm distribuição heterogênea no Brasil e as altas cargas dessas doenças comprometem a interrupção da cadeia de transmissão e a eliminação desses quadros como problemas de saúde pública.

Ainda segundo a publicação, “persiste a dificuldade de acesso à rede de serviços de saúde pelas populações mais vulneráveis, refletindo diretamente na detecção e adesão ao tratamento”.

Modelo para outros países

Realizada em conjunto com as prefeituras, a campanha é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por tratar, de forma conjunta, as três doenças.

A ação, inclusive, serve de modelo para outros países. Neste ano, o número de municípios participantes aumentou 168% em comparação com a primeira edição, em 2013, quando 852 cidades realizaram a mobilização. No ano passado, 1.944 municípios participaram da ação. 

A iniciativa pretende reduzir a carga das verminoses (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas), que causam anemia, dor abdominal e diarreia, com o uso de vermífugo preventivo. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança. 

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e do Ministério da Saúde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.