CAMPEONATO BRASILEIRO: Com 85% de chance de cair, Vasco vai atrás de dez milagres para fugir da Série B

A dez rodada do fim do Brasileirão, equipe precisa de seis vitórias e dois empates para chegar aos 46 pontos que podem livrá-lo da queda. Fluminense de 2009 pode servir de exemplo

Nenê é um dos responsáveis para tentar salvar o cruzmaltino
Buda Mendes/Getty Images
Nenê é um dos responsáveis para tentar salvar o cruzmaltino
Campeonato Brasileiro chega à reta final. Faltam dez rodadas para saber quem levantará a taça, quais times estarão na Copa Libertadores de 2016 e também quais terão de disputar a Série B no ano que vem. Entre os 20 times da elite, tem um que luta para que o descenso não faça parte da sua história pela terceira vez em um intervalo de oito anos: o Vasco da Gama.
Dado como rebaixado por muitos há algumas semanas, o Vasco venceu quatro dos últimos cinco jogos, além de um empate, deixou a lanterna do Brasileiro e agora vê uma luz no fim do túnel para escapar daquilo que estava praticamente decretado. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time de Jorginho tem 85% de cair para a Segunda Divisão nacional.
Jogadores do Fluminense comemoram gol de empate com o Coritiba que selou a permanência do clube na Série A de 2009
Divulgação
Jogadores do Fluminense comemoram gol de empate com o Coritiba que selou a permanência do clube na Série A de 2009
A tarefa, entretanto, não será fácil. Serão dez decisões, assim como foi para o rival Fluminense, em 2009. Há seis anos o tricolor carioca chegou a 29ª rodada na última posição, mas uma arrancada incrível nos dez jogos finais fez com que o time de Fred e companhia escapasse do segundo rebaixamento à Série B em seus 113 anos.
Foram sete vitórias, contra Santo André (2 a 1), Atlético-MG (2 a 1), Cruzeiro (3 a 2), Palmeiras (1 a 0), Atlético-PR (2 a 1), Sport (3 a 0) e Vitória (4 a 0), além de três empates: Internacional (2 a 2), Goiás (2 a 2) e Coritiba (1 a 1) para que o "milagre" ocorresse. Dos 30 pontos finais, a equipe do técnico Cuca conquistou 24, e pulou dos 22 para os 46, da lanterna para a 16ª colocação.O Vasco, este ano, não está na última posição e não tem apenas quatro vitórias, mas a sua missão para escapar será parecida com a do rival. Com 26 pontos, teria de conquistar 20 dos 30 que serão disputados, para atingir a pontuação considerada ideal para permanecer na elite: 46. Desde 2006, primeiro ano que o torneio foi disputado com 20 clubes, nenhum foi rebaixado com tais números.
Hoje na penúltima posição, o Vasco terá pela frente cinco equipes que lutam contra a queda diretamente com ele. Avaí (29ª rodada), Chapecoense (30º), Fluminense (33º), Joinville (36ª) e Coritiba (38ª) – sim, o mesmo adversário do rival em 2009. Fora isso, ainda enfrentará o São Paulo (31ª), Grêmio (32ª), Palmeiras (34ª), Corinthians (35ª) e Santos (37ª), cinco times que estão na briga por algo maior no torneio, seja pelo título, no caso de Corinthians e Grêmio ou por uma das vagas do G4, São Paulo, Palmeiras e Santos. O dever não será fácil, pois desses dez, o Cruzmaltino venceu apenas dois deles, empatou com um e perdeu os outros sete confrontos.
Confira o retrospecto do Vasco desde 2011 contra os próximos dez adversários e o resultado do primeiro turno:
Avaí: cinco jogos: três vitórias, um empate e uma derrota - Vasco 1 x 0 Avaí no primeiro turno;
Chapecoense: um jogo: uma derrota - Chapecoense 1 x Vasco no primeiro turno; 
São Paulo: sete jogos: duas vitórias, um empate e quatro derrotas - Vasco 0 x 4 São Paulo no primeiro turno;
Grêmio: sete jogos: duas vitórias, um empate e quatro derrotas - Grêmio 2 x 0 Vasco no primeiro turno;
Fluminense: sete jogos: cinco vitórias, um empate e uma derrota - Fluminense 1 x 2 Vasco no primeiro turno;
Palmeiras: cinco jogos: duas vitórias, dois empates e uma derrota - Vasco 1 x 4 Palmeiras no primeiro turno;
Corinthians: sete jogos: nenhuma vitória, quatro empates e três derrotas - Corinthians 3 x 0 Vasco no primeiro turno;
Joinville: um jogo: um empate - Vasco 0 x 0 Joinville no primeiro turno;
Santos: sete jogos: duas vitórias, dois empates e três derrotas - Santos 1 x 0 Vasco no primeiro turno;
Coritiba: sete jogos: quatro vitórias, um empate e duas derrotas - Vasco 0 x 1 Coritiba no primeiro turno.
Fonte: http://esporte.ig.com.br/

Comentários