Header Ads

SAÚDE: Acervo de saúde da Universidade Aberta do SUS possibilita consulta livre




O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), ganha uma nova funcionalidade para possibilitar que os usuários acessem módulos, unidades e cursos completos, produzidos pela Rede UNA-SUS, sem a necessidade de matrícula ou acesso a ambientes virtuais de aprendizagem. 

A iniciativa é resultado dos esforços da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) para melhorar a usabilidade do ARES, bem como beneficiar os trabalhadores da Saúde em todo o País. 

O acervo é o maior repositório digital de livre acesso do Brasil na temática de saúde. A ferramenta disponibilizou recentemente um ambiente próprio de visualização, que permite que cursos disponibilizados em formato Backup Moodle ou PPU fiquem disponíveis a usuários comuns para consulta. 

“Anteriormente, esses recursos só eram acessíveis a quem já tivesse essas plataformas, com a criação do ‘link de visualização’ democratizamos essa consulta”, explica a técnica do ARES, Aline Jacob. 

Cerca de mil recursos se tornarão mais acessíveis com a opção de visualização. Ao serem depositados no acervo, os conteúdos passam por uma validação técnica, que avalia se os arquivos estão de acordo com as especificações. 

A novidade também facilitará a navegação pelas publicações dos cursos. “O usuário poderá acessar todas as ferramentas do curso, assistir aos vídeos ou ainda ler materiais complementares, por exemplo”, completa Aline. 

A nova funcionalidade pode ser acessada pela internet. Para acessar os sistemas, é necessário ter cadastro no Acesso UNA-SUS

Sobre o ARES 

Atualmente, o ARES possui 3.170 materiais educacionais em diversos formatos digitais. O conceito de acesso aberto implica na disponibilidade e acesso às informações para que qualquer pessoa possa ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar gratuitamente.

O acervo tem como objetivo preservar e tornar público os conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Para atingir esse propósito, o ARES é mantido por diversas instituições que cooperam com base em diretrizes comuns, fomentam o acesso aberto e garantem a qualidade do que é disponibilizado.

Fonte: Portal Brasil, com informações da UNA-SUS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.