Header Ads

Pronatec 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas

http://pronatec.pro.br
Um número grande de ações foi criado pelo Governo Federal desde o início dos anos 2000 com a intenção de influenciar positivamente a vida profissional de milhares de cidadãos de todo o país. Entre ações no campo da educação e da capacitação profissional, o Pronatec 2017 é um dos grandes destaques nesta última categoria.

Pronatec – o que é

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação criada pelo Governo Federal, no ano de 2011. A partir da Lei 11.513/2011, cidadãos de todo o território nacional passaram a ter acesso a cursos técnicos e profissionalizantes.

A intenção do programa é democratizar e aumentar a demanda por educação deste tipo, ajudando na capacitação profissional de um grande número de beneficiados. Sabendo das dificuldades econômicas e da realidade em que se encontram uma maioria de trabalhadores, as condições fornecidas pelo programa são um dos destaques.

Desde a crise financeira que afetou o Brasil em 2015, o Pronatec – assim como outros programas do Governo Federal – contou com pequenos cortes no número de vagas. A ideia é que a partir de 2017 o número de vagas se mantenha estável.

Como funciona o Pronatec

http://pronatec.pro.br
O objetivo social do Pronatec 2017 é ajudar jovens sem condições financeiras favoráveis a pagar por cursos profissionalizantes, ajudando-os assim no processo de ingresso no mercado de trabalho em suas respectivas regiões. O programa dá prioridade para pessoas que já fazem parte de outras ações de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo).

Todos os cursos oferecidos através do Pronatec 2017 são de financiamento do Governo Federal, porém a efetuação dos cursos profissionalizantes só acontece graças a diversas parcerias com instituições educacionais.

Completam essa parceria para cursos gratuitos instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes municipais, distritais e estaduais de educação profissional.

Fazem parte do sistema “S” de instituições outros parceiros conhecidos do Pronatec. SENAI, SENAC, SENAT e SENAR formam essa rede de parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Além dessas, instituições privadas que foram cadastradas previamente junto ao Ministério da Educação também estão ofertando cursos Pronatec 2017.

Importante lembrar que todas as ofertadas são criadas de acordo com a demanda e as especialidades locais de cada interessado, independentemente da região do país. Todas as vagas do programa também são gratuitas.

Pronatec inscrições 2017 – Datas e local para participar das inscrições Pronatec 2017

http://pronatec.pro.br/
As inscrições Pronatec 2017 ainda não tiveram datas oficiais divulgadas pelo Governo Federal. É importante lembrar que, além das inscrições no site oficial do programa (com a opção Bolsa-Formação), os candidatos devem prestar atenção às vagas disponibilizadas pelas instituições parceiras.

Não existe apenas um tipo de processo seletivo para o ingresso nos cursos oferecidos. A seleção varia sempre de acordo com a instituição que o candidato estará inscrito, sendo que pode ser através de prova escrita, análise socioeconômica e/ou tempo de desemprego do candidato.

Entre os tantos cursos oferecidos pelo Pronatec, alguns exigem pré-requisitos para a inscrição. Essas especificidades (como idade, escolaridade do candidato, etc.) devem ser observadas sempre junto aos atos normativos do próprio Pronatec ou das escolas que estão ofertando a capacitação. Caso haja requisitos, o candidato verificará no ato da inscrição.

Depois de verificar no fim desse texto quais são os cursos oferecidos através do programa, o candidato poderá acessar o site do Pronatec inscrições 2017 para pesquisar quais vagas estão disponíveis no seu município, estado e instituição de preferência. Acessando o portal do Pronatec, o interessado encontrará a página para fazer a busca:

Depois de encontrar as vagas que está pesquisando, o aluno deverá inteirar-se sobre a instituição que oferece o curso desejado e procurar mais informações sobre o processo seletivo específico adotado para esse curso.

Importante: aqueles alunos que já fizeram algum curso no Pronatec PODEM fazer outro. De acordo com a Portaria do Ministério da Educação nº 817/2015, responsável pela regulamentação da Bolsa-Formação do Pronatec, cada candidato poderá ter o direito a no máximo três matrículas por ano nos cursos ofertados através dessa bolsa específica.

Bolsa-Formação Pronatec 2017

É provável que as inscrições pela Bolsa-Formação aconteçam entre março/maio do próximo ano (constatação feita com base nos últimos anos do Pronatec). É através da Bolsa-Formação 2017 que vagas gratuitas em cursos de educação profissional técnica e tecnológica são ofertadas. Essas bolsas são disponibilizadas para estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estão no estudado no ensino tradicional ou EJA.

Existem duas modalidades de bolsa:

Bolsa-Formação Trabalhador: Nessa modalidade são oferecidos cursos de qualificação profissional para aqueles que já recebem seguro-desemprego e/ou fazem parte de outros programas de inclusão do Governo Federal.
Bolsa-Formação Estudante: Aqui são ofertados cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio, pensando em uma qualificação precoce.

O SENAI, o SENAC e os Institutos Federais ofertam de forma contínua as vagas para as bolsas durante o ano inteiro. É interessante procurar essas instituições para acessar o calendário de matrículas Pronatec 2017. As vagas ofertadas estarão também disponíveis no Portal do MEC.

Destaque: a Bolsa-Formação também tem os detalhes do seu processo de seleção definido pelos demandantes, secretarias estaduais e Ministérios participantes. Também no portal do Pronatec, o candidato poderá encontrar a lista de instituições que pode procurar – mais adiante destacamos algumas delas.

As vagas que não forem preenchidas serão disponibilizadas através da inscrição online no portal Pronatec. Em casos particulares, as instituições que não receberem o percentual mínimo de inscritos poderá cancelar o curso. A instituição é obrigada a realizar todo curso ofertado através do Pronatec, se este alcançar pelo menos 50% de matrículas por oferta. O candidato deve sempre verificar com a sua instituição de escolha se o número mínimo foi atingido.

Documentos Pronatec 2017

http://pronatec.pro.br/
Como detalhado anteriormente, os cidadãos interessados em fazer parte de qualquer curso profissionalizante através do programa devem buscar mais informações sobre inscrição diretamente na instituição que oferta as vagas.

Pronatec cursos 2017 – Conheça os cursos Pronatec 2017

http://pronatec.pro.br/
Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego são divididos em três espécies de modalidade: Cursos Técnicos, Cursos Técnicos 2 e Formação Inicial e Continuada

Cursos Técnicos: são aqueles com a duração mínima de um ano e disponíveis para todos os cidadãos que possuem Ensino Médio Completo como nível escolar.
Cursos Técnicos 2: como o nome já indica, esses cursos são similares aos citados acima. A única diferença é que, nesse caso, as vagas são destinadas para alunos que estão cursando o Ensino Médio.
Formação Inicial e Continuada: com duração mínima de dois meses, esses cursos do Pronatec são voltados a todos aqueles que já são beneficiados por algum programa de transferência de renda do Governo Federal (por exemplo, o Bolsa Família).

Cursos técnicos e cursos de qualificação profissional

A diferença entre esses dois tipos é simples.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como de qualificação profissional, são aqueles voltados para uma formação específica. Esses cursos possuem uma carga horária de, no mínimo, 160 horas e uma duração média de 200 horas (aproximadamente três meses). Os requisitos para a inscrição neste tipo de curso é dado no Guia Pronatec de Cursos FIC.

Por outro lado, os cursos técnicos (ou de formação no Ensino Técnico) são pensados para um maior entendimento dos processos de avanço nos setores de produção e serviços. Estes cursos também capacitam os alunos ao uso de novas técnicas e tecnologias no trabalho. A carga horária, nesses casos, varia entre 800 e 1200 horas e duram, aproximadamente, de um ano e meio a dois anos. Todos os requisitos básicos para o ingresso nos cursos técnicos são dados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Principais cursos Pronatec 2017

Vários cursos ofertados pelo programa receberam destaque nos últimos anos pela amplitude de seus conhecimentos e pela possibilidade de uma real capacitação do profissional. Alguns dos principais cursos Pronatec 2017 são:

Técnicos em:
Informática;
Controle Ambiental;
Auxiliar Administrativo;
Enfermagem;
Segurança do Trabalho;
Farmácia;
Guia de Turismo;
Análises Clínicas;
Automação Industrial;
Multimídia;
Programação;
Tornearia;
Gestão;
Administração;
Metalmecânica.

Mudanças Pronatec 2017

Nos últimos dois anos o número de vagas disponibilizadas nas diferentes instituições conveniadas ao programa do Governo Federal diminuiu – em relação aos anos anteriores. Ainda não existem maiores informações sobre o exato número de vagas que será disponibilizado no ano de 2017, mas os indícios são de que o número de cursos e oportunidades mantenha-se estável pensando na necessidade de especialização e capacitação profissional de uma maioria de cidadãos brasileiros.

O aumento do número de escolas técnicas criadas nos últimos anos também é uma indicação de que o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego continuará sendo abastecido com vagas e cursos em diferentes regiões do país.

No ano passado o Pronatec ofereceu 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos. A intenção é que esse número mantenha-se estável ou aumente.

Fonte: http://pronatec.pro.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.