Header Ads

Veja as comidas comuns que podem matar seu cachorro

Nem tudo que comemos faz bem ao pet, por isso, cuidado com o que está dando a ele

Jamais dê chocolate ao seu animalzinho - Shuttersock
Quem tem cachorro em casa sabe que ele come qualquer coisa que você dá. E quanto mais você dá, mais ele irá querer. Por causa disso, não cabe ao animal entender o que faz bem ou mal para a saúde, mas sim a você. Quando você decide dar uma pedaço da sua comida favorita para ele, será que está colocando a saúde do animal em risco?


No passado, a dieta dos cães era baseada em muita carne, mas conforme eles foram aprendendo a conviver com nós humanos, sua alimentação mudou drasticamente. Eles aprenderam a comer alimentos semelhante aos nossos. Mas o efeito de algumas comidas nos corpos de humanos e cachorros podem ser completamente diferentes, representando riscos fatais para o seu animal.

Veja abaixo algumas comidas que ameaçam a vida de seu cão, juntamente com os sintomas e problemas que elas podem causar.

Chocolate

Chocolates são um veneno para seu cachorrinho! Em sua substância contêm cafeína e teobromina, que são compostos da família da metilxantinas. Quando esses ingredientes são ingeridos por cachorros, podem provocar vômitos, desidratação, dores abdominais, agitação, tremor muscular, ritmo cardíaco irregular, alta temperatura do corpo e, por fim, morte. 

Bacon

O bacon é uma comida rica em gordura, isso pode provocar inflamações em órgãos internos do animal, como o pâncreas. Isso pode levar a problemas variados na digestão e absorção dos nutrientes. Então mantenha ele longe de seu cão!

Pães

Qualquer tipo de massa fermentada entra na lista, não só os pães. Isso porque as massas podem continuar o processo de fermentação dentro do corpo do cão, se tornando tóxicas. Além do álcool produzido no processo de digestão, a fermentação pode expandir a massa dentro do estômago ou intestino do animal, levando a formação de gases, dores severas ou a ruptura dos órgãos.

Uvas e passas

Uvas e passas podem levar a rápidas falhas dos rins nos animais. Os sintomas podem não aparecer com clareza, mas seu cachorro pode morrer dentro de três a quatro dias. Além disso, a fruta pode causar desidratação, falta de apetite e diarreia. Apesar disso, ainda não descobriu quais são os compostos presentes nas uvas que são tóxicos aos cães.

Leite

Apesar dos cachorros serem animais mamíferos, ao longo do seu crescimento eles podem se tornar intolerantes à lactose. Isso porque o leite contém açúcares que os cachorros não conseguem processar, levando a diarreia e outros problemas gastrointestinais. Apesar de não ameaçar a vida instantaneamente, o consumo frequente pode levar a exposição de bactérias que provocam doenças fatais.
Cafeína

A mesma explicação para o chocolate vale para cafeína. Ela é uma metilxantinas, composto químico que estimula o sistema nervoso do cão, podendo causar hiperatividade, vômitos, palpitações cardíacas e morte.

Cebola

Alimento tão comum no nosso dia-a-dia, mas que cauda sérios problemas no canino. Quando consumidas pelo animal, a cebola podem causar danos nas hemácias (as células vermelhas do sangue), os deixando mais fracos e menos ativos. Se o alimento for consumido em excesso, o animal pode ter problemas de saúde que exigem transfusão de sangue.


Maça 

O problema nessa caso se localiza no miolo da fruta e não no seu entorno. A parte interna da maça contém glicosídeos cianogênicos. A toxina pode causar tontura, dificuldade de respiração e até mesmo o coma.

Se você perceber que o seu animal ingeriu alguma das comidas dessa lista ou você mesmo acabou dando sem saber dos riscos delas, entre em contato com seu veterinário e pergunte como proceder. Zele pela vida e saúde de seu cachorro!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.