Pular para o conteúdo principal

PMDB, de Renan, e PSDB, de Aécio, lideram a bancada dos senadores investigados no STF


Juntos, os dois partidos abrigam 18 dos 44 senadores sob investigação no Supremo. PT aparece em seguida, na terceira colocação, com cinco parlamentares suspeitos de crimes. Confira levantamento do Congresso em Foco
Pedro França/Ag. Senado
Aécio e Renan encabeçam a lista dos investigados na Lava Jato
Dos 44 senadores com acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), mais da metade representa os três principais partidos do país: PMDB, PSDB e PT. Dono da maior bancada no Senado, o PMDB, do presidente Michel Temer, lidera o bloco dos investigados: 11 dos 22 peemedebistas respondem a inquéritos (investigações preliminares que podem resultar em processo) ou ações penais (processos que podem terminar em condenação) na corte. Desses, nove são alvos da Operação Lava Jato. Entre eles, o atual e o ex-presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
As delações da Odebrecht levaram o Senado a bater um recorde negativo. Pela primeira vez na história, mais da metade dos senadores (54% dos 81 integrantes da Casa) está na mira do Supremo. Os números podem ser ainda maiores, já que o STF mantém sob absoluto sigilo algumas investigações contra autoridades com foro privilegiado. Ao todo, 44 senadores são suspeitos de crimes. Só quatro dos 17 partidos com assento na Casa não têm parlamentares com pendências criminais. Coincidentemente, todos com apenas um representante – casos do PPS, de Cristovam Buarque (DF); do PRB, de Eduardo Lopes (RJ); o PSC, de Pedro Chaves (MS), e o PV, de Alvaro Dias (PR).
O PSDB, dono da segunda maior bancada no Senado, com 11 senadores em exercício, tem sete dos seus senadores enrolados no STF. Todos eles são suspeitos de participar do esquema de corrupção da Petrobras ou de receber dinheiro de origem ilícita de empreiteiras. Apenas Aécio Neves (MG), presidente da Executiva Nacional do partido, acumula sete inquéritos no tribunal. A sigla tem mais um nome envolvido e que não está contabilizado entre os sete, trata-se do senador Aloysio Nunes (SP), que atualmente comanda o Ministério de Relações Exteriores.
Envolvido em denúncias desde a época do mensalão, o PT, dos ex-presidentes Lula e Dilma, é o terceiro em número de senadores investigados. Dos nove petistas (terceira bancada mais numerosa), cinco respondem a investigações criminais – quatro deles estão ligados à Lava Jato.
Condenado à prisão
A situação se repete no PP. Dos sete senadores do partido, quatro estão encrencados na Operação Lava Jato e em outras acusações na corte. Nessa conta não entra o senador Blairo Maggi (PP-MT), que está licenciado desde que assumiu o Ministério da Agricultura. O atual ministro teve inquérito aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República, com base nas delações da Odebrecht, na última remessa enviada ao STF, em março deste ano.
A legenda possui, inclusive, um senador condenado em pleno exercício do mandato. Com cinco inquéritos e três ações penais em tramitação no tribunal, Ivo Cassol (PP-RO) foi condenado a quase cinco anos de prisão pelo STF, em 2013, mas ainda se mantém em liberdade graças a um recurso ainda pendente de análise na corte. A condenação foi feita com base em denúncia por crime contra a Lei de Licitações. Cassol entrou, no último dia 14 de março, para a lista da Lava Jato.
Juntos, os 44 senadores investigados acumulam 107 inquéritos e 15 ações penais. Oito deles já são réus. Ou seja, tiveram denúncia aceita pelo Supremo, que entendeu haver indícios de que esses parlamentares cometeram os crimes atribuídos a eles pela Procuradoria-Geral da República. Entre os investigados, estão 28 suspeitos de receber dinheiro ilicitamente de empreiteiras ou do esquema de corrupção na Petrobras. Corrupção, lavagem de dinheiro, desvio ou apropriação de verba pública e crimes eleitorais e contra a Lei de Licitações são algumas das acusações que mais se repetem contra os senadores.
Veja a lista de senadores com pendências no STF, por partido:
PDT
ACIR GURGACZ (PDT-RO)
PSDB
AÉCIO NEVES (PSDB-MG)
ANTONIO ANASTASIA (PSDB-MG)
CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB-PB)
DALÍRIO BEBER (PSDB-SC)
EDUARDO AMORIM (PSDB-SE)
JOSE SERRA (PSDB-SP)
RICARDO FERRAÇO (PSDB-ES)

PP
BENEDITO DE LIRA (PP-AL)
CIRO NOGUEIRA (PP-PI)
IVO CASSOL (PP-RO)
GLADSON CAMELI (PP-AC)
PR
CIDINHO SANTOS (PR-MT)
VICENTINHO ALVES (PR-TO)
WELLINGTON FAGUNDES (PR-MT)

PMDB
DÁRIO BERGER (PMDB-SC)
EDISON LOBÃO (PMDB-MA)
EDUARDO BRAGA (PMDB-AM)
EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE)
JADER BARBALHO (PMDB-PA)
MARTA SUPLICY (PMDB-SP)
KÁTIA ABREU (PMDB-TO)
RENAN CALHEIROS (PMDB-AL)
ROMERO JUCÁ (PMDB-RR)
VALDIR RAUPP (PMDB-RO)
ZEZÉ PERRELLA (PMDB-MG)

DEM
DAVI ALCOLUMBRE (DEM-AP)
JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN)
PSB
FERNANDO BEZERRA COELHO (PSB-PE)
LÍDICE DA MATA (PSB-BA)
JOÃO CAPIBERIBE (PSB-AP)
ROMÁRIO (PSB-RJ)
PTC
FERNANDO COLLOR (PTC-AL)
PT
GLEISI HOFFMANN (PT-PR)
JOSÉ PIMENTEL (PT-CE)
JORGE VIANA (PT-AC)
LINDBERGH FARIAS (PT-RJ)
PAULO ROCHA (PT-PA)
PSD
OMAR AZIZ (PSD-AM)
SÉRGIO PETECÃO (PSD-AC)
REDE
RANDOLFE RODRIGUES (Rede-AP)
PCdoB
VANESSA GRAZZIOTIN (PCdoB-AM)
PTB
TELMÁRIO MOTA (PTB-RR)

SENADORES LICENCIADOS
BLAIRO MAGGI ( PP-MT) – Atual ministro da Agricultura
ALOYSIO NUNES FERREIRA (PSDB-SP) – Atual ministro das Relações Exteriores
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br

Comentários

MAIS LIDAS

Hoje é Dia do Médico

Imagem: Divulgação Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro "choro"??? Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a "arte de curar", por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. Imagem: Divulgação A origem do Dia do MédicoO dia 18 de outubro foi escolhido como “dia dos médicos” por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Luca…

Dia Internacional da Mulher

História 8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da prim…

Criança chega ao hospital de Sena com a cabeça cheia de tapurus

Os bichos só foram descobertos quando o médico que atendeu o menino mandou que lhe raspassem a cabeça. Da Redação da Agência ContilNet A cabeça da criança estava cheia de 'tapurus'/Foto: Marcio Farias
Uma criança de sete anos de idade foi internada no hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, com dois grandes buracos na cabeça onde estavam ‘hospedados’ bichos, tipos tapurus, mais conhecidos como ‘ôras’, um parasita bastante comum na zona rural. Além dos bichos alojados nos dois orifícios, outra parte do couro cabeludo também estava tomada por parasitas. O menino, que mora na estrada de Manoel Urbano está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar do município. Os pais disseram que há vários meses o filho reclamava de coceira na cabeça, mas não sabiam que se tratava de uma doença tão grave. Os bichos só foram descobertos quando o médico que atendeu o menino mandou que lhe raspassem a cabeça. Para a surpresa de todos no hospital, surgiram dois grandes buracos onde os…