Header Ads

Comissão especial vota parecer da reforma da Previdência hoje

Texto atual estabelece a idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres para quem for se aposentar pelo INSS; confira argumentos
Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados - 19.4.17
Deputados discutem na Comissão da Reforma da Previdência, no último dia 19 de abril

A comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados se reúne, na manhã desta quarta-feira (3), para dar início à votação do parecer do relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). As discussões sobre o texto terminaram no início desta madrugada. 


O parecer de Maia, com as principais alterações à proposta original do governo, foi apresentado aos membros da comissão no último dia 19. Depois de acordo firmado entre os líderes dos partidos da oposição e da base aliada ao governo, ficou acertado que a comissão da reforma da Previdência só votaria o relatório de Arthur Maia depois da realização de três reuniões de debate.

Pelo acordo, a oposição se comprometeu a não obstruir as sessões de leitura e discussão do parecer do relator.

O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, pediu ao governo que tenha paciência e negocie a reforma com os sindicatos. De acordo com ele, é provável que o governo ganhe a votação na comissão, mas os 308 votos do plenário ainda não estariam garantidos.

"O dólar vai a R$ 10 e a bolsa vai cair 10%. A única coisa que o governo tem para enfrentar a crise é a reforma da Previdência. Se não passar, vai ser um caos.”


O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) disse que o principal objetivo do governo é fazer com que a Previdência fique "forte" para assegurar os pagamentos no futuro. "Nós estamos num trabalho de salvação nacional. O que nós estamos propor que todos nós possamos contribuir um pouco para salvar a Previdência". 

O que propõe a reforma

O texto atual estabelece a idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres para quem for se aposentar pelo INSS. Além disso, o governo passará a exigir pelo menos 25 anos de tempo de contribuição para quem quiser ganhar a aposentadoria. A proposta da reforma da Previdência cria ainda uma regra de transição para quem já está no mercado de trabalho.


* Com informações da Agência Câmara.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.