Header Ads

Mistério da "soma de três cubos" é desvendado após 65 anos de muitas tentativas

Matemáticos encontraram a equação certa em que a soma de três cubos de três números chegaria ao 42 como resultado

Andrew Sutherland/Arquivo pessoal/BBC/Reprodução
Matemático Andrew Sutherland
Os matemáticos Andrew Sutherland e Andrew Booker finalmente encontraram a resposta para um problema que incomodava o mundo da ciência há 65 anos: a soma de três cubos . Ambos passaram meses testando fórmulas matemáticas e conseguiram desvendar o mistério.


Segundo reportagem da BBC , Matemáticos de todo mundo sempre tentaram resolver essa questão da soma de três fatores elevados ao cubo e que teria como resultado o número mais difícil de ser alcançado para essa equação, que é o 42 .

Existiam mesmo três cubos cuja soma chegaria ao número 42? A resposta, agora, é sim.

A primeira vez que o problema veio à tona foi 1954, na Universidade Cambridge, na Inglaterra. Ele ficou conhecido como a "Equação diofantina x³+y³+z³=k" e desafiou os matemáticos a encontrar soluções para os números de 1 a 100.
De acordo com a matemática, uma equação formada por algarismos pequenos é mais fácil de resolver. O número 29, por exemplo, poderia ser escrito como 3³+1³+1³. Por outro lado, existem números que são insolúveis, como o 32.
Recentemente, com diversas técnicas e supercomputadores, todos os números foram resolvidos, com exceção de dois: o 33 e o 42. Segundo a BBC , Andrew Booker, da Universidade Bristol, encontrou a solução para o 33, em março deste ano.
Faltava o 42, que tinha um outro nível de complexidade e Booker percebeu que seu supercomputador não tinha capacidade suficiente resolver esse problema. Por isso contatou Andrew Sutherland, um dos principais pesquisadores do departamento de matemática do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts), nos Estados Unidos.
E a solução de tudo veio com um "computador global". O segredo se chama Charity Engine , uma máquina que aproveita a potência de mais de 400 mil computadores domésticos do mundo todo.
Após meses de trabalhos de adequação dos códigos, o Charity Engine enviou a Booker e Sutherland um e-mail com a almejada solução para soma de três cubos:
42 = -80538738812075974³ + 80435758145817515³ + 12602123297335631³.
Twitter/Reprodução
Soma de três cubos cujo resultado é 42
"Minha primeira reação foi de choque. Com certeza, esperávamos encontrar uma solução. Mas, depois de centenas de milhares de informes que não traziam resultado, e de várias semanas de ajustes dos parâmetros, de checagens e rechecagens do código, quando veio a solução foi realmente uma grande surpresa", explicou Sutherland à BBC .
O matemático ficou tão eufórico que, ainda de pijamas, correu escada acima para contar à esposa que havia solucionado a soma de três cubos para o 42. "Encontrar finalmente a tão esperada solução para o problema k=42 é muito gratificante. E, em certo sentido, confirma que tudo está bem no mundo das matemáticas", finalizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.