Header Ads

Arimateia, advogado e ativista dos direitos humanos, perde a luta contra o câncer

José Rodrigues de Arimateia, ou Ogan de Arimateia, morreu na noite desta quarta-feira, 24, na Fundação Hospitalar do Acre, após uma longa batalha contra o câncer.
Aos 48 anos, formado em história e direito, Arimateia era conhecido por ser defensor das causas sociais e na defesa dos direitos das minorias. Atuou no movimento estudantil, também no Sinteac e era fundador e integrante do movimento negro no Acre e defensor da liberdade religiosa. Lutava pelo respeito às religiões de matriz africana existentes no Acre, como a umbanda e o candomblé.
Foi um dos responsáveis pela construção da Primeira Cartilha da Diversidade Religiosa do Acre, criada pelo Instituto Ecumênico Fé e Política — Acre e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte no ano de 2011.
Militante histórico do PC do B, ocupou cargos públicos como Departamento de Promoção da Igualdade Racial na prefeitura de Rio Branco e foi candidato, sem sucesso, a deputado estadual nas eleições de 2018.
Entidades acreanas manifestaram emitiram nota de pesar pelo falecimento de Arimatéia.
Nenhuma descrição disponível.
NOTA DE PESAR

A Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Acre - ASC0NTAC, vem por meio desta, manifestar seu profundo pesar, pelo falecimento do Professor e Advogado José Rodrigues Arimatéia, conhecido por Arimatéia, ocorrido nesta quarta-feira, 24 de junho de 2020.

Dedicado Professor do ensino público e outrora chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da então Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH, Arimatéia deixa um legado em prol da luta contra o racismo estrutural e pela promoção do empoderamento da população negra. Arimatéia se dedicava a todas as lutas sociais em defesa da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Foi membro da Diretoria da ASC0NTAC, assumindo o cargo de primeiro Diretor Financeiro de nossa Entidade, onde prestou uma relevante contribuição. 
A ASC0NTAC, por meio de sua Presidência, Diretoria e todos os ASSOCIADOS, estende as suas condolências e solidariedade à família e aos amigos, para que possam encontrar conforto neste momento de dor e consternação.
Rio Branco - AC, 25 de junho de 2020. 
LUCINAIRA DE CARVALHO SILVA - Presidente da ASC0NTAC.


NOTA DE PESAR/FALECIMENTO

A Diretoria de Direitos Humanos através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial com profundo PESAR se despede do amigo JOSÉ RODRIGUES ARIMATEIA, que iniciou suas lutas há muitos anos, você que foi símbolo e exemplos a serem seguidos no combate ao racismo.
* PROFESSOR ARIMATEIA* foi uma grande referência na luta por justiça e igualdade social, militante político, líder estudantil, historiador, professor, advogado, sindicalista, ativista dos Direitos Humanos, além de expoente defensor do movimento negro. Pessoa que lutou por um mundo mais digno e igual, que lutou para que todos e todas fossem respeitadas e tivessem seus direitos garantidos como todo ser humano deve ter. Nossas condolências a sua esposa Dona Fátima, aos seus filhos e demais familiares e amigos.
Diretoria de Direitos Humanos/
Departamento de Promoção da igualdade Racial do município de Rio Branco.


NOTA DE PESAR

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) manifesta o seu pesar pelo falecimento do advogado José Rodrigues Arimatéia, conhecido Ogan Arimatéia, nesta quarta-feira, 24, em decorrência de um câncer.
Dedicado professor do ensino público e outrora chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ogan deixa um legado em prol da luta contra o racismo estrutural e pela promoção do empoderamento da população negra. 
A Ordem estende as suas condolências e solidariedade à família e aos amigos, para que possam encontrar conforto neste momento de dor.

Rio Branco - AC, 24 de junho de 2020
Diretoria e Conselho Pleno da OAB/AC


Com informações do ac24horas.com/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.