Professores concluem especialização em novas tecnologias
Especialização atendeu profissionais de 21 municípios
O advento de novas tecnologias, em todas as áreas, é um tema amplamente abordado. No entanto, percebe-se certa defasagem dessa abordagem nos ambientes escolares, possivelmente gerada pela dificuldade que os professores têm em trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada, associando tais tecnologias aos componentes curriculares. O curso Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação foi concebido com o objetivo de preencher essa lacuna, capacitando professores e demais profissionais da educação para que utilizem, de maneira crítica e criativa, novas tecnologias como ferramenta pedagógica.
Para garantir profissionais capacitados nesta área, o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e prefeituras de 21 municípios realizaram o Curso de Especialização em Tecnologias na Educação. A culminância dos trabalhos, que teve início em agosto de 2009, aconteceu nesta quinta-feira, 25, no polo da UNB, em Cruzeiro do Sul, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos docentes da rede pública estadual e municipal de ensino.
Os TCC abordam os seguintes temas: Conteúdos Educacionais Digitais; Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0; Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras; Bibliotecas digitais para a escola e sua utilização; Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias; Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias; Escola inclusão e tecnologias assistivas; Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica; Políticas Públicas para o uso de mídias.
Ministrado por profissionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC- Rio, a especialização foi aplicada à distância, com dois momentos presenciais no início e no final do curso. O Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Rio Branco e Cruzeiro do Sul auxiliaram os cursistas na operacionalização dos softwares aos usuários mais inexperientes por e-mail.
A avaliação dos TCC foi feita por dois profissionais da Coordenação Central de Educação à Distância da PUC-Rio. Dos nove professores de Tarauacá apenas cinco concluíram o curso: Márcio Jarbas Maia Nery, Célio Braga de Oliveira, Fandermiller da Cunha Freitas, Vânia Lúcio Melo Monteiro e José Eurico de Lima Paz.
MÁRCIO JARBAS MAIA NERY
CÉLIO BRAGA DE OLIVEIRA
FANDERMILLER DA CUNHA FREITAS
REPRESENTANTES DA EDUCAÇÃO E PROFESSORAS
PROFESSORAS DA COORDENAÇÃO CENTRAL DA PUC-RIO
GLEICE MOREIRA- COORDENADORA DO NTE
PROFESSORA DA COORDENAÇÃO CENTRAL DA PUC-RIO
DEDÉ HESPANHOL-ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE ECONOMIA
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